Dados serão usados para ações de controle ao mosquito transmissor da doença.
Durante uma semana, os Agentes de Combate a Endemias fizeram um levantamento de dados sobre a situação do mosquito transmissor da Dengue, o Aedes aegypti, em Itapema. O chamado Levantamento de Índice Rápido de Aedes aegypti (LIRAa) é uma solicitação do Ministério da Saúde a todos os municípios que possuem infestação do mosquito.
Esta foi a segunda vez que o município realizou o levantamento este ano. O objetivo é identificar os criadouros predominantes e a situação de infestação do município para permitir o direcionamento das atividades contra o vetor. O trabalho foi finalizado no dia 13 de Novembro, bem antes do prazo estipulado pelo MS que era dia 30 de Novembro. “Já havíamos feito este trabalho em Abril e agora repetimos em Novembro antes de chegar a temporada de verão quando Itapema recebe muitos turistas”, explicou a responsável pelo Programa de Controle a Dengue (PCD), Jaqueline Ferreira.
De acordo com os dados coletados apenas duas localidades apresentaram situação crítica de infestação e os demais apenas focos isolados. “Mesmo com esses dados do LIRAa vamos seguir com as ações de enfrentamento ao mosquito transmissor e de orientação a comunidade. A população deve estar atenta e ajudar na prevenção, principalmente agora que estamos chegando na temporada de verão”, afirmou o Secretário de Saúde, Everton Ricardo da Silva.
Para mais informações sobre o controle do mosquito transmissor da Dengue e da Chikungunya, entre em contato com a Vigilância Epidemiológica pelo telefone (47) 3267-1530. O atendimento é feito de segunda à sexta-feira das 8h às 12h e das 13h às 17h ou pelo e-mail dengue@itapema.sc.gov.br. Denúncias pela comunidade devem ser realizadas através do site da Prefeitura, no link Ouvidoria, podendo ser feito o acompanhamento online do caso através do número de protocolo gerado.
Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema