O Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) organizou um encontro para conversar sobre a incontinência urinária e as implicações desta patologia na vida das mulheres. A atividade aconteceu na última sexta-feira (20/11), contou com o apoio e organização da Profissional de Educação Física do NASF e com o primoroso conhecimento e organização das palestrantes Fisioterapeutas Residentes Multiprofissionais em Saúde da Família.
Além de pessoas dos bairros Morretes, Meia Praia e Jardim Praia Mar, a atividade contou com a presença de diversos profissionais da saúde da UBS Morretes, que aproveitaram a oportunidade para construir novos e conhecimentos e relembrar o que já aprenderam.
A Fisioterapeuta Residente, Gisele Lautert, explica que o processo de retenção e liberação de urina podem ser influenciados por diversos fatores. “Fraqueza da musculatura pélvica, gravidez, parto, envelhecimento, doenças que comprimem a bexiga, infecção urinária, obesidade e outras razões, são algumas possibilidades da causa da continência urinária. Exercícios de contração do assoalho pélvico e atividades físicas são as melhores maneiras para ajudar a melhorar ou evitar o problema se forem feitos regularmente”, explicou Gisele.
O próximo encontro será realizado no Centro Integrado Municipal de Saúde (CIMS), localizado na Rua 119A, na quinta-feira (26/11), às 9h30, na sala de grupos do 2 andar. A atividade é aberta para todas as mulheres que estão com dificuldades ou dúvidas sobre o assunto.
Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema