Uma atividade com os Agentes Comunitárias de Saúde (ACS) foi realizada na última sexta-feira (18/12) no auditório da prefeitura de Itapema. O encontro teve o tema “O movimento no desenvolvimento humano” com enfoque maior na motricidade infantil. A atividade foi organizada pelas Residentes Multiprofissionais de Educação Física, Thaís Barcelos e a Enfermeira Jacqueline Polidoro, juntamente com a profissional de Educação Física do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), Andressa Alves.
Aliando teoria e prática, foram vivenciadas brincadeiras que resgataram experiências e lembranças da infância, instigando e discutindo valores, cultura, condições sócio-econômicas, afetivas, históricas, comunitárias do ser humano.
“Com isto, foram discutidos os posicionamentos que os ACS podem ter nos grupos, nas famílias, nas orientações, visitas domiciliares, frente ao movimento enquanto ferramenta que contribui para o desenvolvimento de um ser mais integral. O trabalho dos ACS continua sendo o mesmo, o que muda é o olhar sobre o indivíduo, sobre as possibilidades e intervenções com esses indivíduos”, explicou Thaís Barcelos.
A enfermeira Jacqueline Polidoro completou a tarde com o compartilhamento da dança circular, atividade que pode ser realizada em todos os grupos educativos. Foi lançada a proposta de continuar a discutir com mais profundidade o tema da saúde infantil incluindo outros olhares e outros profissionais da saúde. Segundo a enfermeira duas propostas já foram levantadas, como uma conversa sobre a importância das consultas de puericultura e controle vacinal, bem como uma oficina de brinquedos com as profissionais de Educação Física que serão realizadas em 2016.
Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema