As altas temperaturas e uma grande circulação de pessoas no litoral contribuem para que as viroses se tornem doenças bastante comuns nessa época do ano. Com o sistema imunológico menos resistente, as crianças estão mais expostas à infecção por vírus. Contra algumas delas existem vacinas. É o caso da gripe, rubéola, poliomielite, sarampo e caxumba, por exemplo. Mas para outras, não há imunização. Por isso, os pais devem ficar atentos.
No verão, as viroses mais comuns são as gastrointestinais, ou enteroviroses, aquelas que fazem mal ao trato digestivo, causando diarreia e enjoo. Geralmente, começam com sintomas fracos, como febre, dores abdominais, podendo desencadear vômitos e desidratação.
A Vigilância Epidemiológica de Bombinhas alerta principalmente aos cuidados com a alimentação, que pode estar contaminada por vírus ou bactérias que ocasionam as diarreias agudas. Lavar as mãos com sabão algumas vezes ao dia não é só uma indicação para evitar doenças como a gripe. Para a virose, tão comum nesta época do ano, também é fundamental. E não só isso: alimentos limpos e de preferência bem cozidos, podem evitar o surgimento deste mal-estar típico de praia.
Cuidados durante o Verão:
Lavar as mãos antes de comer e, principalmente, após usar o banheiro;
Lave bem frutas e verduras antes de consumir e mantenha sempre os alimentos bem refrigerados;
Manter uma dieta equilibrada, evitando abusos e alimentos que não é de sua rotina;
Hidrate-se. Consuma bastante água, sucos naturais, água de coco e isotônicos;
Evite consumir alimentos preparados em locais sem condições de higiene;
Evite consumir alimentos de vendedores não autorizados ou de origem duvidosa;
Caso possua os sintomas da virose procure um médico ou uma unidade de saúde mais próxima.
A Unidade de Pronto Atendimento de Bombinhas atende diariamente, de segunda a domingo, das 7h às 00h, na Av. Falcão, n 114, no bairro José Amândio.
Fonte: Prefeitura Municipal de Bombinhas