Uma manhã de caminhada na trilha do Morro do Macaco, proporcionando integração com a natureza, atividade física e uma das mais belas vistas do município de Bombinhas, na unidade de conservação Parque Natural Municipal Morro do Macaco, foi uma das atividades no dia 9, sábado, dentro da programação de verão da Prefeitura.
A trilha monitorada teve a participação da equipe da Secretaria de Turismo e da Famab, além da turismóloga Keli Benvegnú, e contou com a presença de 21 turistas, estrangeiros e brasileiros, que tiveram a oportunidade de conhecer o morro e ainda participar do plantio de árvores nativas numa área que sofreu erosão com as fortes chuvas.
A turma saiu da Secretaria de Turismo, às 8 horas, em transporte da Prefeitura, e seguiu até o início da trilha na Rua Jequitibá, no bairro de Canto Grande. O percurso de dois quilômetros foi feito em aproximadamente duas horas, e os participantes aproveitaram para fazer muitas fotos do percurso e da exuberante vista do mirante no topo do morro, de onde é possível ver as ilhas do entorno, a baía de Zimbros, Canto Grande, Morrinhos e Mariscal.
Com as explicações do técnico da Fundação de Amparo ao Meio Ambiente sobre a vegetação de mata atlântica secundária e de uma explanação dos turismólogos sobre cultura e história do município, como as versões para o nome do morro, os visitantes se divertiram em uma atividade saudável e prazerosa.
O objetivo da atividade com os visitantes é o incentivo dos valores universais de vida, saúde, educação e a necessária luta pelo meio ambiente, além de promover o potencial turístico e a importância ecológica da trilha do Morro do Macaco, difundindo a história viva da região e de seu entorno.
Essa é uma maneira de incentivar as pessoas a terem um contato maior com a natureza, para a formação da consciência ecológica nas pessoas, além de mostrar as belezas que Bombinhas têm a oferecer, disse Flávio Martins, Presidente da Famab.
As inscrições para as caminhadas na trilha do Morro do Macaco estão abertas na Secretaria de Turismo, no bairro de Bombas, para os próximos dias 16, 23 e 30 de janeiro.
Fonte: Prefeitura Municipal de Bombinhas