Para apertar o cerco contra o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika e febre chikungunya, uma série de ações são colocadas em prática pela Secretaria de Saúde de Porto Belo. Ao todo, seis equipes formadas por agentes de endemias, com apoio de agentes de saúde das micro áreas de visita, realizam um cronograma de vistorias para verificar possíveis novos focos do mosquito.
Além das visitas, os agentes realizam distribuição de material informativo com orientações a moradores e turistas sobre como evitar focos do mosquito. Ações da campanha contra o mosquito ocorrem durante todo o ano, porém são intensificadas durante a temporada.
Segundo a coordenadora de ações contra a dengue, Simmone Pinheiro, o principal entrave são os terrenos baldios. “É importante que os proprietários dessas áreas permitam a entrada dos agentes para que os terrenos possam ser examinados”, explica Simmone.
Os agentes endêmicos são responsáveis também por delimitar as áreas com possíveis focos. A partir da identificação e delimitação destes pontos, são realizadas varreduras nas áreas em busca de mais focos.
Uma forma de se comunicar com o plantão da Vigilância Epidemiológica é entrando em contato pelo telefone (47) 8900-3519. O contato está disponível para denúncias e demais orientações a moradores.
Dengue e Chikungunya
A dengue e o Chikunguya são transmitidos pela picada da fêmea infectada, principalmente no início da manhã e no final da tarde. O mosquito adquire o vírus após picar uma pessoa que esteja infectada com uma das duas doenças.
Os sintomas da Chikungunnya são febre e dores intensas nas articulações de pés e mãos, tornozelos e pulsos. Pode ocorrer também dor de cabeça, dores nos músculos e manchas vermelhas na pele.
Os sintomas da dengue são dor de cabeça, dor no corpo, dor atrás dos olhos, pode também apresentar dor nas juntas e manchas vermelhas na pele.
Saiba como se prevenir
– Coloque areias nos pratinhos de plantas.
-Remova duas vezes por semana a água acumulada em folhas de plantas, como as bromélias.
– Coloque tampas de garrafas, cascas de ovo, latas e outras embalagens vazias em saco plásticos bem fechados.
– Mantenha as lixeiras tampadas.
– Lave com escova os potes de comida e água dos animais uma vezes por semana, no mínimo.
– Deixe a tampa do vaso sanitário fechada e dê descarga no mínino um a vez por semana em banheiros pouco usados.
– Coloque cimento nos cacos de vidro dos muros.
– Mantenha ralos fechados e desentupidos.
– Guarde os pneus secos e cobertos ou preencha-os com areia.
– Mantenha as calhas para água de chuva desentupidas.
– Retire a água acumulada na laje.
– Retire a água e limpe as bandejas externas de geladeiras.
– Deixe os depósitos para guardar água sempre tampados.
– Lave e escove os suportes de garrafões de água mineral.
– Trate a água de piscinas com cloro e limpe-as uma vez por semana.
– Evite acumular entulhos. Eles podem se tornar locais de foco do mosquito da dengue.
– Guarde as garrafas como o gargalo para baixo.
Prefeitura Municipal de Porto Belo