Os novos delegados do OP (Orçamento Participativo) de Porto Belo serão diplomados na próxima segunda-feira, 14. Os 38 delegados entre titulares e suplentes foram eleitos em 2015 em votação em nove comunidades do município. A diplomação ocorre no Centro de Cidadania, a partir das 19h, a cerimônia terá a presença do Deputado Estadual Neodi Saretta.
Os eleitos para a gestão 2016 do OP terão a missão de integrar as ações da prefeitura. O OP é a oportunidade que a comunidade tem de participar ativamente da gestão pública, elegendo as prioridades do seu bairro.
Para o Secretario da Assistência Social e coordenador do projeto, Luciano Estevão, o Orçamento Participativo é uma ferramenta essencial na gestão pública. “É mecanismo governamental de democracia participativa que permite aos cidadãos de Porto Belo elegerem seus representantes por bairro e escolher as prioridades para o mesmo, além de poder dialogar sobre os orçamentos públicos”, comenta o secretario.
O OP é realizado desde 2013 em Porto Belo e estimula a participação de lideranças da comunidade, além de promover a integração entre os moradores e a gestão pública. Até o momento já foram 135 delegados eleitos e aproximadamente 80 prioridades executadas. São os delegados, eleitos pelos próprios moradores, que escolhem e fiscalizam as prioridades de cada bairro.
Fonte: Prefeitura Municipal de Porto Belo