A Prefeitura de Porto Belo realiza no dia 8 de abril um mutirão contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e febre chikungunya. Serão realizadas atividades de conscientização para prevenir o aumento dos focos do mosquito no bairro Perequê, loteamento Jardim Dourado. A programação faz parte do cronograma de atividades colocadas em prática pela equipe de Vigilância Epidemiológica do município. A realização do mutirão foi definida durante encontro das entidades que integram a Sala de Situação.
Em 2016, a Prefeitura de Porto Belo intensificou o monitoramento com visitas domiciliares e orientação a moradores e turistas que passam pela cidade. Até o momento já foram mais de 6 mil visitas, uma média de 600 casas visitadas por semana. Segundo a Secretaria de Saúde, foram encontrados 25 focos do mosquito em Porto Belo, com maior incidência nos bairros Perequê, loteamento Jardim Dourado. Sempre que é localizado um foco, a vigilância realiza varreduras em uma área. O município não registrou nenhum caso de dengue.
O mutirão de limpeza de terrenos e visitas nas residências tem o objetivo de recolhimento de possíveis criadouros do mosquito. A ação conta com a participação de equipes formadas por agentes de endemias, com apoio de agentes de saúde das micro áreas de visita. Os agentes de endemias atuam em parceria com as agentes comunitárias em cada bairro, a fim de dar dicas a moradores e donos de estabelecimentos sobre as variadas formas de evitar o acúmulo de água em jardins e demais pontos do terreno. Os pneus, por exemplo, são grandes vilões na luta contra o mosquito transmissor da dengue e zika vírus.
Para prevenir o surgimento de criadouros do mosquito, a equipe da Vigilância Epidemiológica realiza, durante as visitas domiciliares, a coleta de pneus velhos que foram descartados de forma incorreta. Todo o material coletado é devidamente acondicionado pela Secretaria de Saúde em um contêiner para impedir o acúmulo de água.
Fotos: Michely Looz – PMPB
Fonte: Prefeitura Municipal de Porto Belo