Porto Belo realiza a partir desta terça-feira, 11, a 3 Conferência das Cidades. Os debates ocorrerem nos dias 12, 13, 14 e 15. As audiências serão realizadas no salão paroquial da Igreja Matriz, às 19h.
Esse processo começou em 2013 com o fortalecimento dos quase 30 Conselhos Municipais, que formam o maior fórum de debates do município. A conferência pretende debater qual cidade queremos para os próximos 16 anos. As sugestões foram elaboradas pelos quase 300 representantes da comunidade que integram os conselhos municipais em encontros promovidos desde o final do ano passado.
Entre as propostas estão o plano de mobilidade e alterações no plano diretor de forma pontual, no sentido de incentivar o desenvolvimento do município. A ideia é compartilhar a situação do desenvolvimento econômico social sustentável, fazendo a cidade crescer e se desenvolver mantendo as características culturais.
Conferência é realizada por uma comissão formada pelo poder público, movimentos populares, trabalhadores, empresários, entidades sociais e organizações não-governamentais.
A fase municipal é o primeiro passo para a 6 Conferência Nacional das Cidades, que ocorrerá do dia 5 ao dia 9 de junho de 2017, em Brasília, e será precedida das etapas preparatórias com a realização das Conferências Municipais, que deverão acontecer de 1 de janeiro de 2016 a 5 de julho de 2016, e Conferências Estaduais e do Distrito Federal, que deverão acontecer de 1 de novembro de 2016 a 31 de março de 2017.
Programação da Conferência
Dia 12– Cidades inclusivas e socialmente justas na sua Mobilidade urbana.
Mediador: Sérgio Guilherme Gollnick, arquiteto e urbanista, diretor geral da empresa Le Padronização Planejamento e Consultoria Técnica Ltda.
Dia 13– Cidades Inclusivas e Participativas: Espaço de Ser e Conviver.
Mediador: Alexandre Gouveia Martins, coordenador do Ministério da Cultura em Santa Catarina.
Dia 14– Cidades sustentáveis e ambientalmente justas.
Mediador: Marcus Poletti, professor da UNIVALI (Universidade do Vale do Itajaí)
Dia 15– Plenária final para a aprovação e priorização das propostas e escolha dos delegados para a conferência estadual.
Fonte: Prefeitura Municipal de Porto Belo