Falar sobre a violência sexual infantil com as próprias crianças e adolescentes é uma das formas de alertar o problema na sociedade. Com este objetivo, a Secretaria de Assistência Social, Cidadania e Habitação de Itapema, por meio do Centro de Referência Especializada em Assistência Social (CREAS), e em parceria com a Secretaria de Educação, promoveu a apresentação do teatro “Isso não é brincadeira”. A programação é em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
O espetáculo foi apresentado em dois períodos para os estudantes da Rede Municipal de Ensino. Pela manhã foram os alunos dos nonos anos que assistiram a peça, já no período da tarde, os quintos anos participaram da ação. “Nossa intenção é chamar atenção deles para a necessidade do diálogo e encorajá-los a denunciar quando forem vítimas de situações de abuso ou exploração”, afirmou a Coordenadora do CREAS, Rita Bruno Corrêa de Moraes.
Durante a apresentação, os estudantes acompanhar situações vividas tanto por crianças como adolescentes. Ao final, os alunos também puderam tiraram dúvidas sobre o tema. “Muitos de nós não tem a liberdade para falar sobre este assunto em casa, com apresentação e o espaço para perguntas deu bastante liberdade para todos”, afirmou o estudante do nono ano da Escola Maria Linhares de Souza, Wiliam Santana.
Para a Secretaria de Assistência Social, Cidadania e Habitação de Itapema, Daniela de Bastos da Silva, a orientação ainda é a melhor forma de prevenção. “A maioria dos casos de abuso é violência sexual atendidos no CREAS são com crianças e adolescentes, principalmente de familiares ou alguém que convive diretamente com a vítima. Ter esse momento para mostrar com uma linguagem teatral as situações contribuirá ainda mais para que as crianças e adolescentes denunciem”, explicou Daniela de Bastos da Silva.
Serviço do CREAS
O CREAS atende pessoas que tiveram seus direitos violados por decorrência de violência, seja física, psicológica ou sexual, e também vítimas de negligência, abandono, tráfico de pessoas, trabalho infantil, discriminação, situação de rua ou mendicância e afastamento familiar por medidas preventivas ou socioeducativas. Pessoas de todas as idades têm atendimento e fazem acompanhamento familiar, recebendo apoio psicossocial e jurídico à essas pessoas e promovendo o acompanhamento individualizado. O CREAS fica localizado na Rua 406, n 550, no Bairro Morretes, e o horário de atendimento é das 8h às 17h.
Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema