O Bolsa Família é um programa de auxilio de renda, destinado a famílias que se encontram em situação de pobreza e de extrema pobreza em todo o País, de modo que consigam superar a situação de vulnerabilidade e pobreza. Em Itapema o total de beneficiados chega a 984 famílias, e para garantir a gestão do Programa Bolsa Família (PBF) de forma eficiente na cidade, uma equipe da Secretaria de Assistência Social, Cidadania e Habitação acompanha mensalmente os beneficiários.
Nesse ano, 752 famílias estão em processo de fiscalização e sendo acompanhadas pelos Assistentes Sociais, que o ministério do desenvolvimento social selecionou através de cruzamentos de dados para fiscalização. Além dos atendimentos no setor, os profissionais realizam visitas domiciliares para verificar as famílias. Até agora foram realizadas 512 visitas domiciliares para verificação de dados e 933 atendimentos no setor.
A Coordenadora do Cadastro Único/Programa Bolsa Família, Diana Henschel, destacou ainda outras ações realizadas em Itapema. “Nesse primeiro semestre realizamos capacitações com os Agentes Comunitários de Saúde (ACS), orientadoras e secretárias escolares do município visando melhorar o acompanhamento das famílias beneficiárias e buscando maior intersetorialidade entre as Secretarias de Assistência, Saúde e Educação”, afirmou Diana Henschel.
A Secretária de Assistência Social, Cidadania e Habitação, Daniela de Bastos da Silva, destacou o trabalho feito pela equipe que gerencia o programa em Itapema. “Todo o trabalho desenvolvido junto as famílias atendidas pelo Bolsa Família em Itapema é feito de maneira transparente e com muito comprometimento da equipe, tanto no cadastramento de novas famílias como nos bloqueios, seguindo as normativas do programa”, afirmou Daniela de Bastos da Silva.
Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema