O treinamento de Agentes de Combate a Endemias (ACE) não para em Itapema. Durante dois dias mais uma capacitação foi realizada para a equipe da Dengue na Secretaria de Saúde. A capacitação foi ministrada por técnicos agrícolas estaduais no período de 21 a 22 de Junho. A intenção da capacitação é prever possíveis casos de Dengue, Chikungunya e Zika Vírus em Itapema e oportunizar a eliminação dos vetores adultos.
Os profissionais receberam informações de como usar o atomizador portátil, uma espécie de bomba de veneno utilizada para eliminar o vetor responsável pela disseminação das doenças. A bomba costal é utilizada apenas quando há um caso confirmado da dengue originado de uma região que haja foco. Durante a aula os agentes também puderam utilizar equipamentos para testar e aprender mais sobre a utilização na prática.
“Com base nesta capacitação, garantimos aos munícipes, ações rápidas no controle das doenças por parte de nossa equipe. Sabemos que a população deve nos ajudar em todos os períodos do ano, evitando qualquer criadouro em suas residências, porém, se mesmo assim, casos de dengue acontecerem, garantimos qualidade e agilidade na execução do bloqueio de transmissão” afirmou a Enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Richelle Caroline dos Santos.
Quando se aplicação a bomba?
Em situações onde os dados clínico-epidemiológicos apontem para a confirmação do caso de dengue (autóctone ou importado) em áreas infestada pelo vetor, recomenda-se 1 (uma) aplicação de inseticida a UBV (Ultra Baixo Volume), com equipamento portátil, em um raio de 150 metros a partir do local de permanência do caso no período de viremia para manter um bloqueio na transmissão da doença.
Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema