PORTO BELO – Prefeitura inaugura o Palco das Artes

PORTO BELO – Prefeitura inaugura o Palco das Artes

O palco foi estreado. E com direito a casa cheia! Foi inaugurado na última sexta-feira à noite o Centro Cultural Palco das Artes Bento Irício da Silva (Seu Bentinho), em Porto Belo. O evento foi marcado por homenagens e apresentações, com direito a teatro lotado. “É um momento de gratidão. Ver que o projeto virou realidade e simboliza uma evolução tão considerável para o nosso município”, comentou a presidente da Fundação de Cultura, Fabiana Kretzer.

Em 1993, numa tenda no centro da cidade, uma gincana levou o nome de Palco das Artes. Naquela ocasião, dois grupos disputavam o prêmio, que era uma viagem no final do ano: Guerreiros do Porto e Nativaí. Logo, virou movimento cultural. E neste processo de progressão, 23 anos depois, a tenda deu lugar a um Centro Cultural – com galeria para exposições, biblioteca municipal e teatro (com 320 lugares).

Recordando a gincana que levou, pela primeira vez, o nome de Palco das Artes, foram homenageadas três pessoas que simbolizavam este início: o ex-prefeito Sérgio Luiz Biehler, Genivaldo Góes (Geninho) e Juracy Almeida e Silva. “É uma história de 23 anos. Plantamos uma semente, mas ela só germinou e cresceu porque o solo é bom”, destacou Geninho.

O ex-prefeito, em sua fala, destacou a importância de a atual administração municipal ter erguido a estrutura do Palco das Artes. E relembrou do início, da época da tenda de lona: “a finalidade era termos um placo para que nossos artistas locais pudessem se apresentar e serem julgados pela comunidade, que aplaudia ou não”.

Também foram homenageados o empresário Airton Justino da Silva, da Itacol, e a promotora de Justiça Lenice Born da Silva por representarem a composição entre o poder público e a iniciativa privada na viabilidade da obra do centro cultural. E a última homenagem, antes do descerramento da placa de inauguração, foi entregue à família de Bento Irício da Silva – entusiasta do boi-de-mamão em Porto Belo, que dá nome ao Palco das Artes.

MOMENTO DE EMOÇÃO

O Prefeito Evaldo Guerreiro se emocionou durante o discurso. Ele, que participou da primeira gincana do Palco das Artes, na década de 90, ressaltou a evolução do movimento cultural. “A história precisa ser preservada e não destruída e apagada. Não foi só aquela tenda, só aquela placa escrito Palco das Artes… O movimento cresceu por causa da energia daquele povo que participava”, lembrou.

Após o descerramento da placa inaugural, as pessoas que compareceram ao evento foram convidadas a entrarem no teatro para acompanharem as apresentações dos corais Ares de Verão e Viva La Música que, com casa cheia, estrearam o palco. Depois, do lado externo, a festa continuou com show do cantor Nando Kruscinski.

Cláudio Eduardo de Souza – Assessor de Imprensa – PMPB
Fonte: Prefeitura Municipal de Porto Belo