Grupo da Saúde discute a ditadura do corpo perfeito para mulheres

Grupo da Saúde discute a ditadura do corpo perfeito para mulheres

O assunto sobre a sociedade e suas imposições ao corpo das mulheres ganhou espaço para discussão no encontro do “Café com Debate” na manhã da última quinta-feira (30/06). O encontro foi realizado por duas profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) juntamente com as mulheres do grupo Saúde de Corpo e Mente do CIMS (Centro Integrado Municipal de Saúde). O objetivo do encontro especial foi conscientizar sobre a ditadura do corpo ideal e o machismo velado na sociedade. A atividade foi coordenada pelas Professoras de Educação Física, Thaís S. Barcelos e Andressa Alves.

De uma maneira descontraída para que as mulheres se sentissem confortáveis para conversar, contar sobre suas vivências e interagir, o círculo de debate abordou temas sobre a imposição de uma beleza padronizada e do “corpo perfeito” que a sociedade cobra tanto das mulheres e acaba fazendo com que elas sintam a necessidade de se enquadrar em padrões que excluem e discriminam. Estes encontros proporcionam a promoção da saúde através de discussões e de acolhida às mulheres, interagindo, criando e fortalecendo laços de amizade.

A Professora de Educação Física do NASF, Thaís Barcelos, fala sobre a necessidade desses padrões de beleza impostos pela sociedade serem questionados. “A sociedade e seus padrões cobram tanto para que as mulheres tenham um corpo magro, sem estrias, cabelos perfeitos e sejam padronizadas que isso acaba tirando o bem-estar e autoconfiança delas. Esta ditadura da beleza também é uma violência contra as mulheres e, sendo assim, as cobranças que as mulheres tem feito a si mesmas para atingir o padrão de beleza tem lhes prejudicado em vários sentidos. Compreender as consequências desses padrões e desconstruí-los também é cuidar da saúde”, afirmou Thaís Barcelos.

É a partir destas informações e conversas que a ação estimula a interação das mulheres e colabora para a desconstrução destes paradigmas na sociedade. O encontro foi finalizado com uma confraternização em estilo de Festa Junina com diversas brincadeiras típicas e muita alegria para que todas pudessem se divertir e participar.

Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema