A Unidade Básica de Saúde do bairro Jardim Praiamar juntamente com o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) realiza uma roda de chimarrão para toda a população do município de Itapema com o intuito de propagar a saúde e o bem-estar da comunidade. Estes encontros acontecem semanalmente em todas as sextas-feiras na UBS Praiamar, no período da tarde, de 15h às 16h.
A roda de chimarrão é sempre interativa, contendo conversas descontraídas e fazendo com que todos participem e se sintam a vontade para falarem sobre diversos temas e as vivências de cada um. Os assuntos principais desta sexta-feira (15/07) foram o cotidiano, o bem-estar e as cobranças que, às vezes, fazemos para nós mesmos sem necessidade alguma. O encontro incentivou os participantes a cuidarem mais do seu próprio bem-estar e do seu tempo, para que todos possam ter diversão e distrações, não apenas uma rotina monótona.
Além disso, o encontro abordou o tema sobre a participação da mulher na sociedade, de forma que todos entendessem a importância das desconstruções de algumas ideias do passado para que a mulher possa criar cada vez mais voz em sociedade.
O destaque dessas rodas de chimarrão são os temas que propagam a saúde, mesmo que a única regra do encontro seja não falar de doença, e fazer com que a comunidade do município seja mais unida, criando e fortalecendo lanços de amizade. A participante desde o primeiro encontro, Isabel, contou sobre como esses encontros e as amizades que ela encontrou a fizeram bem. “É muito importante porque eu deixei de apenas trabalhar e tirei um tempo para mim, para conhecer novas amizades e cuidar do meu próprio bem-estar”, contou Isabel.
A Residente de Fisioterapia do NASF, Mayara Schmidt, fala sobre a importância que estes encontros têm para a comunidade. “Nossa única regra é não falar sobre doença, somente sobre a saúde e o bem-estar. Na roda de chimarrão, todos se sentem a vontade e conversam entre si sobre diversos assuntos, focando sempre a promoção da saúde. É muito bacana ver como a interação nestes encontros pode ajudar os participantes a superarem seus problemas”, afirmou Mayara Schmidt.
Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema