Os pacientes portadores de diabetes em Itapema recebem atenção especial. A Secretaria de Saúde fornece gratuitamente glicosímetros e fitas reagentes para os pacientes que apresentam sintomas ou prescrições médicas. Estes aparelhos servem para a medição do nível da glicose no sangue e são essenciais para o controle diário da taxa de açúcar no sangue, taxa essa que pode variar entre picos de baixa (hipoglicemia) e alta (hiperglicemia).
Diabetes é um dos principais problemas de saúde pública, sendo uma doença crônica caracterizada pelo comprometimento do metabolismo da glicose que faz com que o corpo não produza insulina ou que não consiga se adequar na insulina que produz, sendo assim, o nível de glicose no sangue fica alto porque o organismo não fabrica a insulina e não consegue usar da glicose adequadamente. A insulina é o hormônio que cuida da quantidade de glicose no sangue e é fundamental para o corpo, pois ele precisa desse hormônio para poder utilizar a glicose que, é o que criamos por meio dos alimentos, como uma fonte de energia para nosso corpo.
Os diabéticos podem apresentar variações da glicemia durante o dia, por isso, é importante que elas monitorem sua glicose com o uso dos aparelhos glicosímetros e fitas reagentes, pois assim também permite que o profissional da saúde acompanhe o paciente e ajuste, se necessário, a dosagem de insulina, também verificando se há picos de hiperglicemia ou de hipoglicemia.
Para o Secretário de Saúde, Everton Ricardo da Silva, o fornecimento dos glicosímetros e fitas reagentes é importante para a população. “Com esses aparelhos o portador de diabetes pode fazer o autocontrole e assim monitorar a taxa glicêmica, o que contribui diretamente no tratamento da doença”, afirmou Everton Ricardo da Silva.
Como conseguir o glicosímetros e fitas reagentes:
Os glicosímetros e fitas reagentes são essenciais para essa prevenção ou até mesmo para retardar a progressão da diabetes e podem ser retirados gratuitamente na recepção da Secretaria da Saúde, basta o paciente comparecer com a seguinte documentação:
– Cartão do SUS
– Receita médica
– Documento de Identificação
– Comprovante de Residência
Lembrando que os pacientes são sempre orientados detalhadamente por profissionais das Unidades Básicas de Saúde do município de Itapema para a correta utilização do aparelho.
Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema