Secretarias da Educação, Saúde e Assistência Social realizam reunião intersetorial sobre violência

Secretarias da Educação, Saúde e Assistência Social realizam reunião intersetorial sobre violência

Os encontros intersetoriais organizados pelas Residentes Multiprofissionais em Atenção Básica/Saúde da Família, da UNIVALI, que atuam no Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), Ariane Silva e Mayara Schmidt, em parceria com o setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde seguem acontecendo uma vez por mês em Itapema. Este projeto iniciou no segundo semestre de 2015 e visa promover discussões que fortalecem o trabalho em rede, pois nele os profissionais de várias áreas debatem sobre os vários tipos de violência e apresentam as funções de cada setor. Estiveram presentes no encontro os gestores da Secretaria de Educação, profissionais da Secretaria de Assistência Social e da Secretaria de Saúde.

A reunião intersetorial acontece de forma interativa com os profissionais da rede de atenção às pessoas vítimas de violência, fazendo com que todos se interliguem para que compreendam melhor a utilidade de cada serviço, sendo assim, englobando as Secretarias de Assistência Social, Educação e Saúde para o melhoramento da funcionalidade e atendimento.

A temática deste 8 encontro do projeto explicou como funciona toda a equipe de trabalho da Secretaria da Educação, apresentando o grupo de gestores e suas funções, desde o trabalho inclusivo pedagógico feito nas escolas até os transportes escolares e programas como Caminhar e PROERD. Os funcionários da Educação esclareceram todas as dúvidas sobre o procedimento de seus trabalhos, visando que é de extrema importância as apresentações para todos os profissionais da rede se conheçam melhor e assim possam resolver os problemas de violências encontrados no município. É através das reuniões que acontece o fortalecimento da rede de atendimento às pessoas vítimas de violência para melhorar o atendimento como um todo da população que merece uma atenção especial.

A Residente Multiprofissional, Gisele Lautert, destacou a importância desses encontros para todos os servidores que compõem a rede. “É importante para que todos se conheçam bem, porque é a partir do momento que eles se conhecem e sabem as atribuições de cada um que eles podem estar se conversando para melhorar todo o procedimento. Não adianta a gente pensar em fortalecimento de rede, se não existe conhecimento do que o outro faz. Eu só posso respeitar e trabalhar junto se eu conheço o trabalho da outra pessoa, então nem sempre se fala da violência em si, mas sim do que cada secretaria faz nesse sentido para contribuir com o fortalecimento do trabalho”, concluiu Gisele.

Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema