A Secretaria de Saúde disponibiliza atendimento psicológico e fonoaudiólogo especial e de qualidade para as crianças em Itapema, contando com um excelente grupo de profissionais capacitados para atender a população do município. As sessões são realizadas com o devido encaminhamento das escolas para os médicos das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e assim para as especialidades.
O trabalho com o paciente é realizado durante 12 sessões onde as equipes atuam com ações de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde mental. O modelo de atenção primária adotado pela Secretaria de Saúde tem como função possibilitar um espaço de educação permanente e troca de saberes, além de fornecer suporte técnico especializado para os pacientes.
Os principais casos atendidos em psicologia são de crianças com ansiedade e hiperatividade. Estes são trabalhados de forma lúdica com jogos, desenhos, teatros e diversas brincadeiras que influenciam a melhoria do comportamento. Nas sessões, são sempre usados os focos mais breves para atender as crianças e os pais sempre interagem e participam juntos para um melhor progresso em seus comportamentos.
A Psicóloga, Ana C. Duarte dos Santos, destacou o seu principal objetivo como profissional da saúde. “Meu objetivo como profissional da saúde é prestar um melhor atendimento para a criança, onde ela pode ser vista e acolhida em todas as suas necessidades”, concluiu Ana.
Nos casos fonoaudiólogos, os principais atendidos são de atraso de linguagem, autistas, gaguismo, deficientes auditivos, alteração de voz e dificuldades para engolir o alimento. O trabalho realizado para obter um melhor progresso da criança é através de brincadeiras e atividades para trabalhar a linguagem, fazendo com que ela possa formular frases e desenvolver pensamentos.
A fonoaudióloga, Aline Nacer, destacou a importância da participação da família nas sessões. “As crianças sempre levam tarefas para casa para a família poder realizá-las junto com a criança e treinar aquilo que foi aprendido na terapia. Além disso, a família sempre participa das sessões, pois como elas são realizadas uma vez por semana, é necessário aprender como estimular a criança de maneira adequada em casa. Eu trago a família como colaboradora desse processo terapêutico, assim a gente consegue um maior e melhor resultado”, afirmou Aline.
Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema