PORTO BELO – Porto Belo tem IDEB acima do nacional

PORTO BELO – Porto Belo tem IDEB acima do nacional

A rede pública municipal de ensino de Porto Belo tem motivos para comemorar. Com a divulgação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), foi confirmado a evolução da Educação no município. A meta geral projetada era de 5,9. E foi ultrapassada. Ao final, o IDEB geral das escolas municipais foi de 6,1.
Para as séries iniciais da rede municipal, em 2009 o índice era de 5,2. Agora, subiu para 6,1 – acima da meta projetada e 0,8 a mais que o IDEB nacional. Para os anos finais, enquanto o Brasil atingiu 4,1 nas escolas municipais, Porto Belo chegou a 4,4 (superior aos 3,9 de 2009).
“Investimos em estrutura para todas as unidades e também valorizamos nossos profissionais, inclusive com a constante capacitação. Os números do IDEB só confirmam que estamos no caminho certo”, destacou a secretária municipal de Educação, Dóris Helena Serpa Ferreira.
O QUE É IDEB?
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica foi criado em 2007 e representa a iniciativa pioneira de reunir em um só indicador dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações. O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e médias de desempenho nas avaliações do Inep, o Saeb para as unidades da federação e para o país, e a Prova Brasil para os municípios.

ANOS INICIAIS
E.B.M. Nair Rebelo dos Santos (Vila Nova) – passou de 5,1 (em 2009) para 5,9
E.B.M. Olinda Peixoto (Jardim Dourado) – passou de 5,0 (em 2009) para 5,9
E.M. Catarina B. Guerreiro (Perequê) – passou de 5,7 (em 2009) para 6,4

ANOS FINAIS
E.B.M. Nair Rebelo dos Santos (Vila Nova) – passou de 3,8 (em 2009) para 4,2
E.B.M. Olinda Peixoto (Jardim Dourado) – sem registro em 2009, agora atingiu 4,6

Fonte: Prefeitura Municipal de Porto Belo