Após forte campanha para vacinação de meninas contra o HPV em todo o Brasil, chegou a vez dos meninos garantirem proteção contra o vírus. A Prefeitura Municipal de Porto Belo através da Secretaria Municipal de Saúde já disponibiliza pelo Sistema Único de Saúde a vacina contra o HPV, obrigatória desde o dia três de janeiro deste ano para meninos entre 12 e 13 anos.
De acordo com a enfermeira da Vigilância Epidemiológica de Porto Belo Patrícia Araújo, os meninos recebem duas doses, com intervalo de seis meses entre as vacinas. Para meninos portadores do vírus HIV a faixa etária é mais longa, de nove à 26 anos, e o esquema vacinal é de três doses com intervalo de dois e seis meses à partir da primeira dose.
Em Porto Belo, as doses estão disponíveis nas Unidades de Saúde que possuem sala de vacinação, nos bairros Centro, Vila Nova e Jardim Dourado. É importante ter em mãos um documento com foto, cartão do SUS e cartão de vacinação.
Em Santa Catarina, a previsão é de que 120 mil meninos sejam imunizados até o final de 2017. A transmissão do HPV se dá principalmente por via sexual, sendo responsável por casos de câncer de colo de útero, câncer de vulva, vagina, ânus, pênis e orofaringe (parte da garganta logo após a boca). A vacinação em meninos é uma estratégia do Ministério da Saúde, que busca proteger também o público masculino.
Imagem: Ilustrativa/internet
Fonte: Ana Maria Cordeiro – Assessora de Imprensa – Prefeitura Municipal de Porto Belo