Nos dias 24 e 25 de janeiro a Prefeitura Municipal de Porto Belo através da Secretaria Municipal de Assistência Social realizou a capacitação para as famílias participantes do programa “Família Acolhedora”. O programa trata do acolhimento e oportunidade de convivência familiar para crianças e adolescentes em situação de risco pessoal e social no Município de Porto Belo. No primeiro dia de capacitação as famílias participaram de uma assessoria com a assistente social Queli Anschau.
De acordo com o secretário Municipal de Assistência Social Magno Munoz, a capacitação é um dos requisitos para participar do programa, que é uma iniciativa do Governo Federal, repassada aos Municípios. “As famílias participantes representam a possibilidade de continuidade da convivência familiar para as crianças e adolescentes, que tem a oportunidade de convivência em ambiente sadio, com amparo e amor. As famílias recebem essa capacitação para que possam estar preparadas para as diferentes reações da criança ou adolescente acolhido, além de saberem como agir em determinadas situações” – explica o secretário.
As famílias participantes devem ter disponibilidade afetiva, idade entre 25 e 55 anos, estar em boas condições de saúde física e mental, não possuir antecedentes criminais, possuir situação financeira estável e uma convivência familiar estável, livre de pessoas dependentes de substâncias entorpecentes. A Secretaria Municipal de Assistência Social realiza um acompanhamento no período que antecede o recebimento da criança ou adolescente e continua após a presença do mesmo na família.
Fonte: Ana Maria Cordeiro – Assessora de Imprensa – Prefeitura Municipal de Porto Belo