A Fundação SOS Mata Atlântica acaba de lançar a cartilha Aqui tem Mata?, um guia que busca estimular os diálogos socioambientais nos espaços escolares a partir da descoberta da Mata Atlântica sua história, biodiversidade e a importância de protegê-la.
A publicação é baseada no site www.aquitemmata.org.br, que disponibiliza, por meio de mapas e gráficos, o estado de conservação de florestas, mangues, restingas e outros ambientes da Mata Atlântica nos 3.429 municípios do bioma. A publicação é voltada para professores e alunos do ensino fundamental, mas também pode ser utilizada por qualquer educador interessado no tema.
Bombinhas está mapeada na cartilha e mostra que estão preservados 1.802 hectares de Mata Atlântica em sua área, o que equivale a 97 vezes o tamanho do estádio do Maracanã de vegetação preservada. Segundo o site, no período entre 2000 e 2015, não foram registrados desmatamentos de Mata Atlântica no município.
Os dados visualizados nesta página são originados no “Atlas de Remanescentes Florestais da Mata Atlântica”, projeto que gera relatórios anuais sobre o estado de conservação da floresta. O monitoramento é feito desde 1990 através de uma parceria da SOS Mata Atlântica e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, o INPE, com execução técnica da Arcplan.
Fonte: Prefeitura Municipal de Bombinhas