Buscando sensibilizar os alunos da Rede Municipal de Ensino de Porto Belo sobre as dificuldades que as mulheres encontram ainda hoje por conta das diferenças de gênero existentes na sociedade, profissionais da Secretaria Municipal de Educação realizaram nos dias 06, 07 e 08 de março um programação especial nas escolas básicas Municipal Nair Rebelo dos Santos e Olinda Peixoto. O público alvo foram as alunas e alunos entre 11 e 16 anos, matriculados entre o sexto e nono ano do Ensino Fundamental.
Estiveram à frente dos trabalhos, a psicóloga da Secretaria Municipal de Educação Ilda Guiz e a professora de dança Carolina Bayer, com apoio da secretária de Educação Rosane Grauppe e equipes das unidades escolares. A programação contou com o depoimento da diretora de rádio Janaina Massaruti, que compartilhou com os participantes os desafios encontrados até alcançar o cargo que ocupa hoje, num ambiente altamente masculino. Também participou do momento a socióloga Silvia Beatriz Mendonça, doutoranda em antropologia, falando sobre gênero, autonomia e auto-cuidado com o corpo.
De acordo com a psicóloga Ilda Guiz mesmo com a infinidade de informações, ainda é muito presente no cotidiano as diferenças entre os gêneros feminino e masculino, visto que se encontra em ambos os sexos o pensamento já naturalizado do que é de menino ou o que é de menina. Ao mesmo tempo, de acordo com Ilda, existem alunos que se destacam pelo pensamento crítico em relação ao empoderamento feminino e que destacam a mulher como um ser livre, esperta e trabalhadora.
Na Escola Nair Rebelo dos Santos, os alunos navegaram pelos principais sites relacionados às políticas públicas para mulheres: o site da secretaria especial dos direitos da mulher (federal) e o site do Conselho estadual de defesa dos direitos da mulher (SC).
Curtas metragens como “Acorda Raimundo…acorda!”, “Qual queijo você quer?” e “É menina”, foram apresentados aos alunos buscando a construção de debates.
Fonte: Ana Maria Cordeiro – Assessora de Imprensa – Prefeitura Municipal de Porto Belo