O Município de Porto Belo através da Fundação Municipal de Cultura passou na última terça-feira (21) a integrar o NEA – Núcleo de Estudos Açorianos, grupo de pesquisas em prol do resgate da Cultura Açoriana no Estado.
Porto Belo já havia sido representada, tendo participação ativa nos grupos de pesquisa, mas acabou se afastando nos últimos anos.
A presidente da Fundação de Cultura Cristiane de Jesus esteve em reunião com demais representantes de cidades do Estado, na Universidade Federal de Santa Catarina em Florianópolis, reforçando o interesse do Município em voltar a atuar nos grupos de resgate e pesquisa da cultura Açoriana, visto ser a cultura base da cidade de Porto Belo. “É preciso resgatar a cultura açoriana e popular do Município de Porto Belo. O NEA tem como objetivo auxiliar os municípios na realização deste trabalho. É importante que a história e cultura da nossa população seja retomada, fazendo crescer ainda mais o amor do nosso povo pela cultura açoriana” – destaca Cristiani.
O Núcleo de Estudos Açorianos da Universidade Federal de Santa Catarina foi criado em 1984 com o propósito de realizar pesquisas em prol do resgate da Cultura Açoriana. Foi reformulado em 1992, passando a realizar um trabalho com cursos, palestras, mapeamento cultural e reciclagem para professores em toda Santa Catarina.
Todos os anos os Municípios que participam do NEA organizam e compõem a Festa da Cultura Açoriana “Açor”, sediado por Porto Belo no ano de 1998.
Cristiane de Jesus reforça ainda o desejo da Administração Municipal em voltara a sediar o evento em 2018, buscando contemplar a população com o que há de melhor da cultura de base Açoriana, além de divulgar Porto Belo e seus saberes por todo o Estado.
Fonte: Ana Maria Cordeiro – Assessora de Imprensa – Prefeitura Municipal de Porto Belo