Na semana do Dia Mundial da Saúde, celebrado em sete de abril, a Prefeitura de Porto Belo através da Secretaria Municipal de Educação e Secretaria de Saúde, sob orientação da ARIS – Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento e Ministério da Saúde, vem realizando uma série ações de conscientização nas escolas da Rede Municipal de Ensino para combater o mosquito Aedes Aegypti, responsável pela transmissão da dengue, zika vírus e chikungunya. As atividades foram encerradas nesta sexta-feira (07), reforçando a mensagem de que é preciso acabar com os locais que acumulam água e cuidar com o lixo na rua.
De acordo com a secretária municipal de Educação Rosane Grauppe, o resultado foi positivo. “Os alunos estiveram atentos a todas as informações e sem dúvidas estarão mais alertas quanto aos locais propícios à proliferação de mosquitos. Ao final da semana, recebendo um resumo de cada Escola, pudemos ter uma noção maior do que ocorreu em nossa Rede de Ensino e os resultados foram positivos. Os alunos conseguem repassar a mensagem recebida com convicção” – destaca a secretária.
As escolas foram visitadas pelas equipes das Unidades Básicas de Saúde dos bairros, onde foram repassadas informações e tiradas dúvidas dos alunos. As Unidades de Ensino também realizaram diferentes tipos de trabalho, como confecção de cartazes, dobraduras e saídas de campo, aonde os alunos percorreram o entorno das escolas recolhendo lixo do chão. Além de visitas realizadas nas escolas pelas equipes das Unidades Básicas de Saúde para conversas e atividades relacionadas ao tema, também foi realizado a entrega de material informativo impresso e um DVD com filme.
A Escola Municipal Fidélis Antônio Garcia, no bairro Sertão de Santa Luzia foi uma das que trabalhou o tema e saiu à campo, para repassar o que foi aprendido para os moradores da comunidade. A enfermeira Solange Rossel, coordenadora da Unidade Básica de Saúde João Tomaz Ambrozio, que atende os moradores do bairro, esteve na escola acompanhando as atividades, conversando com as crianças e tirando dúvidas. Os alunos da Fidélis Antônio Garcia contaram ainda com a participação dos agentes de endemia Ariane Paes e Abílio Ferreira de Assis, que vistoriam os pontos com maior risco de proliferação de mosquitos na cidade. Os alunos saíram de casa em casa entregando cartilhas informativas, confeccionadas por eles próprios e já aproveitaram para vistoriar principalmente os jardins das residências.
Para o prefeito do Município Emerson Stein, a sugestão de se trabalhar o tema na semana do Dia Mundial da Saúde foi de extrema importância, visto a necessidade de conscientizar as crianças e adolescentes principalmente sobre os perigos do lixo jogado nas ruas. “Sabemos que o lixo e entulho nas ruas acumulam água e são grandes criadouros de mosquitos. A Prefeitura realiza ações de limpeza mas precisamos conscientizar as pessoas de não abandonar esse material nas ruas, não apenas por uma questão de boa aparência da cidade onde moramos mas principalmente por questões de saúde pública” – destaca o prefeito.
Fonte: Ana Maria Cordeiro – Assessora de Imprensa – Prefeitura Municipal de Porto Belo