As mulheres do bairro Sertão de Santa Luzia, em Porto Belo, receberam nesta quinta-feira (27), por meio da coordenadoria Estadual da Mulher, o ônibus do Pacto Nacional pelo enfrentamento a violência contra a mulher. A ação foi organizada pela Prefeitura de Porto Belo, através da Fundação Municipal de Cultura e secretarias de Saúde e Assistência Social.
Com o objetivo de oferecer acessibilidade à serviços que geralmente são oferecidos em locais distantes do bairro, a ação contou com assessoria jurídica, orientações com assistentes sociais, orientações sobre saúde da mulher e ainda uma programação especial com contação de histórias e parque para as crianças.
Buscando falar sobre o empoderamento feminino e violência doméstica, a professora Janaira Reis preparou aos alunos da Escola Municipal Fidélis Antônio Garcia, Unidade de Ensino do bairro, a contação da história do conto africano Duas Mulheres e o Céu, de Ilan Brenmen. Os alunos ainda receberam a missão de convidar as mães e mulheres conhecidas para visitarem o ônibus, estacionado em frente ao pavilhão da Capela Nossa Senhora Aparecida, nas proximidades da escola.
O prefeito de Porto Belo Emerson Stein esteve no local e reforçou a importância de aproveitarem os serviços oferecidos no espaço e também se conscientizar sobre a importância das mulheres na sociedade, que precisam ser reconhecidas de forma igualitária aos homens.
Estiveram presentes no evento, o vice-prefeito de Porto Belo professor Elias Cabral, os vereadores Diogo Santos, Silvana Stadler e Rosaura Rodrigues, além da presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Tijucas, Porto Belo e Bombinhas Ana Paula Martinemghi e a coordenadora de mulheres do Sindicato Claudete Souza Bianchezzi.
O ônibus ainda estará no bairro Sertão de Santa Luzia nesta quinta-feira(28) entre 10h e 16h.
Fonte: Ana Maria Cordeiro – Assessora de Imprensa – Prefeitura Municipal de Porto Belo