Sabendo a importância do diálogo e esclarecimento de determinados assuntos entre os adolescentes, a Escola Básica Municipal Professora Nair Rebelo dos Santos realizou nesta terça-feira (09), um encontro com alunos para debater principalmente o tema depressão e desmitificar o polêmico jogo “Baleia Azul”, que tem atraído jovens em todo o mundo. A ação ocorreu em parceria com a equipe da Unidade Básica de Saúde Mauro João Jaques, localizada no bairro Vila Nova.
Criando debates e a partir de argumentos pautados no fato de a população no geral não avaliar o que é repassado pela grande mídia e que a cultura de massa possui elementos baseados em interesses diversos e fantasiosos, os alunos puderam conversar sobre a importância de avaliar as mensagens que recebem o os modismos que chegam até eles no dia a dia.
Os alunos também conheceram e debateram sobre depressão refratária, que ocorre diante de situações difíceis do dia a dia e até certo ponto tem uma função evolutiva, na medida em que poupa o organismo para uma posterior reação ao ambiente, e a depressão crônica, a qual demanda mais atenção.
A palestra foi proferida pelo psicólogo Alexandre Evangelista dos Santos havendo momentos de importantes questionamentos por parte dos alunos.
Alunos de seis a nove anos participaram da ação. Além dos matriculados na Escola Nair Rebelo, alunos da Escola Básica Municipal Olinda Peixoto, também participaram do momento. Um total de 670 crianças estiveram presentes.
Fonte: Ana Maria Cordeiro – Assessora de Imprensa – Prefeitura Municipal de Porto Belo