O Projeto Cultura Local, que visita cidades catarinenses falando sobre a cultura do Estado, esteve na última semana no Centro Educacional Alda Furtado, no bairro Santa Luzia, em Porto Belo. O projeto, desenvolvido pela AN Produções Culturais, traz contação de histórias de causos e lendas da cultura popular catarinense. Ao total, 107 apresentações foram realizadas, com 23 exibições do documentário Memória Viva, atingindo 2000 crianças da rede pública de ensino, beneficiadas através do patrocínio do edital Elisabete Anderle de Estímulo a Cultura 2014 e Ministério da Cultura/Prêmio leitura para todos 2014. O público alvo foram os alunos do 1 e 2 ano.
Para o produtor cultural e contador de causos João Daniel, os ganhos são imensuráveis Pesquisar, mapear, catalogar causos e lendas e levar a crianças e adolescentes de todo estado mais uma vez foi compensador. Esta é uma forma de retornar à população os causos e lendas que mapeamos durante a pesquisa do projeto. Foi lindo, só temos a agradecer as crianças, escolas, e cidades que nos receberam tão bem enfatizou ele.
O Centro Educacional Alda Furtado, localizado numa comunidade tradicionalmente pesqueira do Município de Porto Belo, recebeu para sua biblioteca um exemplar do DVD documentário em full hd Memória viva do projeto. Distribuição totalmente gratuita.
O vice-prefeito de Porto Belo professor Elias Cabral, que acompanhou a vinda do projeto para o Município, parabenizou a iniciativa da AN Produções Culturais, destacando a importância de levar a cultura catarinense para os alunos da Rede Municipal, como forma de apresentar e aproximar a história passada, dos alunos.
Para Dhio Adhelino coordenador do projeto e contador de causos o projeto devolve às crianças o hábito de ouvir estórias e causos de forma simples O projeto cultura local é um cesto de causos e histórias. São anos na estrada realizando este trabalho e a certeza da ótima aceitação das crianças, em cada cidade sempre uma surpresa boa. E novas lendas vão surgindo, nova histórias sendo contadas de um para o outro. A memória do povo catarinense é muito rica, a cada cidade que passamos vamos sentindo o retorno acerca do tema. A recepção é incrível, e sempre um novo relato, um novo depoimento, afirma ele.
Além do Município de Porto Belo, o projeto Cultura Local Uma Leitura dos Causos e Acasos de um Povo passou pelas cidades Tijucas, Canelinha, São João Batista, Major Gercino, Botuverá, Governador Celso Ramos, Itapema, Bombinhas e Nova Trento realizando todas atividades de forma gratuita.
Fonte: Ana Maria Cordeiro – Assessora de Imprensa – Prefeitura Municipal de Porto Belo