Evento de lançamento ocorreu na noite desta quinta-feira, 25 de maio e reuniu lideranças e autoridades
Desde a noite desta quinta-feira, 25 de maio, a cidade de Porto Belo, no Litoral Norte, é participante oficial do projeto Destino Turismo Inteligente, do Serviço Brasileiro de Apoio às Pequenas e Microempresas (SEBRAE) em Santa Catarina. O evento de lançamento do programa ocorreu na sede da empresa Porto dos Piratas, reunindo autoridades, lideranças empresariais e políticas.
Com vigência de dois anos (2017 e 2018), o projeto prevê a realização de ações que incentivam e tornam possível o desenvolvimento econômico de toda a região, com foco nas atividades das empresas de pequeno porte. Modernizar e trazer novos conceitos de atuação no setor turístico também é o grande objetivo do Destino Turismo Inteligente.
Alcides Sgrott Filho, coordenador regional do SEBRAE – SC, explica que os pequenos e microempresários têm de estar cada vez mais receptivos aos visitantes que passam por Porto Belo, fazendo com que os turistas conheçam a cidade antes mesmo de aportar. É um meio de divulgar a cidade, fazendo com que ela não seja só mais uma entre tantas, avalia.
Promover maior interação entre as empresas, tecnologias, produtores locais, artesãos, entre outros. Meta que também buscará ser atingida durante os dois anos de duração do programa na cidade. O prefeito do município, Emerson Luciano Stein, acredita que o projeto do SEBRAE – SC irá interligar a região com o restante do Brasil e até fora dele. Queremos que o nosso empresariado usufrua disso que irá trazer um benefício enorme para a nossa economia gerando emprego e renda, destaca.
Presente no evento de lançamento, a presidente da Fundação Municipal de Turismo, Zene Drodowski, ressalta que a parceria entre o município de Porto Belo e o SEBRAE já é antiga. Para ela, a assinatura do convênio é a certeza da realização de ações que, sozinhos, não conseguiriam. O SEBRAE é um grande intermediador e um fator determinante para o sucesso da nossa economia, destaca.
Na oportunidade, a Fundação Municipal de Turismo realizou a apresentação do plano de trabalho que vem sendo desenvolvido e as principais ações para os próximos anos. Houve também a apresentação do relatório de impacto econômico dos receptivos de navios, que foi entregue à Receita Federal este ano, na busca pelo alfandegamento do Píer Turístico da cidade. O alfandegamento é um desejo antigo do trade turístico, visto que a falta do mesmo, tem gerado diminuição considerável das escalas de navios que atracam no Município.
Texto: Sebrae/SC
Fotos: Ana Cordeiro/ PMPB
Fonte: Ana Maria Cordeiro – Assessora de Imprensa – Prefeitura Municipal de Porto Belo