PORTO BELO – SEBRAE/SC realiza em Porto Belo Segunda Palestra do Programa Destino Turismo Inteligente

PORTO BELO – SEBRAE/SC realiza em Porto Belo Segunda Palestra do Programa Destino Turismo Inteligente

Empresários de Porto Belo, Bombinhas e Itapema tiveram noções sobre a importância de se explorar os recursos tecnológicos, a fim de tornar conhecido o seu negócio.

(Porto Belo – 12.07.2017) – A noite desta terça-feira, 11 de julho, foi de muito aprendizado para gestores de micro e pequenos negócios turísticos e tecnológicos de Porto Belo, Bombinhas e Itapema, que prestigiaram a segunda de três palestras de abertura das ações práticas do programa Destino Turismo Inteligente. O projeto é realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Santa Catarina (SEBRAE/SC), em parceria com os dez municípios da Costa Verde & Mar.

Ministrado pelo palestrante Guilherme Vogel na Câmara Municipal de Vereadores do município litorâneo, o encontro foi marcado por ensinamentos sobre A Importância da Tecnologia para o Pequeno Negócio e para o Turismo. Na ocasião, empreendedores dos três municípios foram instigados a formular estratégias que tornem os seus negócios visíveis para todas as pessoas do mundo, a partir de poucos cliques ou toque na tela. Este, diga-se de passagem, é uma das principais metas do programa. É muito importante ter uma página na Internet, um site, um blog, uma fanpage. Porém, de nada adianta se não houver um conteúdo que atraia as pessoas, exemplifica Guilherme.

Ainda segundo Vogel, a revolução tecnológica traz a possibilidade de terceirização de serviços como o de mídia, divulgação digital, entre outros, a custos bastante acessíveis, se comparados com a potencialidade de aumento de receita resultante dos investimentos. Já faz parte do passado deter no ambiente interno toda a estrutura de uma empresa. Existem vários players no mercado que podem terceirizar serviços valiosos, conclui.

Junto das noções repassadas pelo palestrante, destaca-se o networking ocorrido entre os vários gestores presentes no evento. Fato que, por si só, já é capaz de fomentar a rede de serviços turísticos/tecnológicos de toda a região abrangida pelo Destino Turismo Inteligente. Estas primeiras ações práticas resultarão, num futuro muito próximo, em uma maior acessibilidade e interação entre turista e destino. Tal visão é do gestor de projetos do SEBRAE/SC, Celso Pirmann. Nós temos que gerar facilidades e não impeditivos para o turista. Quanto mais interatividade conseguirmos, maior será a inteligência do destino, disse ele, no discurso de abertura às autoridades e convidados presentes.

Já não é mais novidade dizer que hoje em dia, a primeira viagem que se faz ao destino desejado é virtual. Busca-se preços, itinerários, opções gastronômicas, de lazer, festas, eventos, pontos turísticos e muito mais. De que maneira mostrar todas as potencialidades e como conseguir atrair o público de maneira interativa é, de acordo com Celso, a principal problemática debatida pelo Destino Turismo Inteligente. Isso tudo traz turista pra nossa região. Os atrativos precisam estar identificados. Temos de saber explorar o turismo e não o turista, conclui.

Visão compartilhada pela presidente da Fundação Municipal de Turismo, Zene Drodowski. Presente no evento, ela ressaltou a parceria entre a Prefeitura de Porto Belo e o SEBRAE/SC. Drodowski comenta que os empreendedores devem atentar à importância de se manterem conectados e que o programa Destino Turismo Inteligente é uma grande oportunidade de desenvolver o nicho digital de mercado. Temos que atingir esse público que, por vezes, o comércio não consegue atingir. Através desse projeto vamos conseguir unir forças, ressalta a servidora.

A terceira palestra sobre o tema será realizada no dia 25 de julho, em Penha. Além do empresariado da cidade, são aguardados convidados de Navegantes e Luiz Alves.

Sobre o Destino Turismo Inteligente

O objetivo do Destino Turismo Inteligente, de acordo com o SEBRAE/SC, é trazer uma nova forma de atuação, buscando promover maior interação entre as empresas, tecnologias, produtores locais, artesão, entre outros. Basicamente, a intenção é fazer com que os turistas que aportam nas cidades em que o projeto atua achem facilmente tudo o que desejam, através de poucos toques na tela de seu smartphone/tablet ou, então, de poucos cliques em seu notebook.

Foto: Ana Maria Cordeiro – Assessora de Imprensa – Prefeitura Municipal de Porto Belo
Texto: Rúbia Guedes