A ação busca incentivar o contato com a terra e o hábito de consumir alimentos saudáveis
Buscando desenvolver principalmente bons hábitos alimentares, escolas da Rede Municipal de Ensino de Porto Belo estão focadas no preparo de hortas escolares, que envolvem equipe escolar e alunos de diferentes séries. Com apoio da Fundação Municipal do Meio Ambiente e Secretaria de Agricultura, as escolas interessadas estão recebendo, além de sementes e mudas, uma quantidade específica de terra para o plantio.
A secretária municipal de Educação Rosane Grauppe reforço que o movimento para a criação das hortas foi unânime e todas as unidades escolares já estão produzindo a sua.
A Escola Básica Municipal Professora Nair Rebelo dos Santos produziu sua horta e a mantém com forte apoio dos alunos. A iniciativa foi do professor de história Thiago Moretti de Oliveira e o professor de ciências Nicésio Delfino. De acordo com Thiago, foi realizado um estudo junto da cozinha da escola para saber quais alimentos e temperos são mais utilizados, visto que o objetivo é justamente a utilização do que é colhido no dia a dia da escola. “Além das verduras e temperos, surgiu a ideia de plantarmos diferentes tipos de chás. A escola não pode medicar os alunos, e assim, decidimos ter um espaço para as plantas medicinais mais comuns, para auxiliar em algumas situações” – destaca Thiago. O professor conta que foram meses de trabalho até que a horta ficasse realmente pronta, e reforça o quanto a horta pode ajudar de uma forma lúdica, diferentes disciplinas escolares
A horta da Escola Nair Rebelo dos Santos foi feita num espaço onde antes eram colocados entulhos e móveis não mais utilizado. A produção é mantida pelos próprios alunos, que organizaram um rodízio para regar e realizar a manutenção do espaço. Além da horta, a escola construiu uma composteira, para fabricação de adubo, que é mantida com apoio das cozinheiras da escola.
Fonte: Ana Maria Cordeiro – Assessora de Imprensa – Prefeitura Municipal de Porto Belo