Buscando identificar possíveis focos para o mosquito Aedes Aegypti e prevenir a área do Município de Porto Belo contra a dengue, uma equipe da Secretaria de Estado da saúde através da reitoria de vigilância epidemiológica estiveram no Município nesta terça-feira (08) para fiscalização em áreas consideradas de risco.
A visita foi acompanhada pela coordenadora de Vigilância Epidemiológica Patrícia de Araújo e a agente municipal de endemias Estela Schutz. Representando a Secretaria de Estado, estavam os técnicos Pâmela Zottis de Bacco, Izaías Vicente Junior e Fabrício Bini. O grupo esteve em diferentes pontos da cidade, e após levantamento e coleta de água parada, o material foi enviado para análise.
A vigilância epidemiológica do Município de Porto Belo já vem atuando em diferentes áreas para prevenção do mosquito da dengue, já que a proliferação tende a aumentar nos meses mais quentes do ano, como palestras na Rede Municipal de Ensino e visitas domiciliares.
A coordenadora de Vigilância Epidemiológica Patrícia de Araújo destaca que, mesmo que a equipe técnica esteja realizando vistorias constantemente, é importante que a comunidade auxilie no processo de combate ao mosquito, evitando deixar água parada em suas residências ou terrenos ao redor. “A população tem papel fundamental na fiscalização, denunciando possíveis pontos de proliferação de mosquito junto à Vigilância Epidemiológica” – reforça.
As visitas das equipes técnicas do Estado se dão por conta da ausência da baixa temperatura neste inverno, visto que o clima quente auxilia na proliferação do mosquito. Outros pontos da cidade serão visitados no decorrer desta semana.
Fonte: Ana Maria Cordeiro – Assessora de Imprensa – Prefeitura Municipal de Porto Belo