Buscando capacitar e atualizar os professores da Rede Municipal de Ensino, a Administração do Município de Porto Belo através da Secretaria de Educação realizou nesta segunda e terça-feira (dias 21 e 22) um encontro para apresentar e debater técnicas de comunicação alternativa, utilizadas com alunos autistas, com limitações na linguagem ou com atraso global de desenvolvimento.
A formação foi organizada e ministrada pelos profissionais do Serviço de Psicologia e Fonoaudiologia, psicóloga Ilda Guiz e os fonoaudiólogos Arnaldo Soares e Stephany da Costa. Um dos principais temas tratados foi a utilização do popular PECS Comunicação por Troca de Figuras e quadro de rotinas, que estimulam a qualificação da comunicação das crianças.
De acordo com a psicóloga Ilda Guiz, o objetivo é familiariza os docentes com as técnicas, para que eles possam orientar as famílias para utilização dos métodos. A formação contou com a participação de professores da Rede Municipal, que trabalham com Educação Infantil e Ensino Fundamental I e II e que já possuem alunos com este tipo de dificuldade. Buscamos através deste projeto, familiarizar os profissionais com o exercício em questão, tendo a certeza que o bom uso pode facilitar o desenvolvimento do aluno” – ressalta.
Ao todo, 27 professores participaram da formação, dividida em dois dias. O projeto está incluso nas atividades propostas para a Semana Nacional da Deficiência, que acontece entre os dias 21 e 28 de agosto.
Fonte: Ana Maria Cordeiro – Assessora de Imprensa – Prefeitura Municipal de Porto Belo