Representando o Município de Porto Belo, o prefeito Emerson Stein, acompanhado do presidente da Câmara Municipal de Vereadores Joel Orlando Lucinda e da presidente da Fundação Municipal de Turismo da cidade Zene Drodowiski, estiveram em Brasília na última quarta-feira (30) participando do Seminário Cruzeiros Marítimos: o momento é esse, realizado pela Clia Brasil (Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos). Na oportunidade, foi apresentada a real situação do Município de Porto Belo e questionado a dificuldade de se conquistar o alfandegamento, o que gera um grande prejuízo econômico para o Município e Estado. O presidente da Frente Parlamentar para o Desenvolvimento do Setor Náutico de Santa Catarina, deputado Gabriel Ribeiro esteve no evento e se colocou à disposição para apoiar a cidade e o Estado de Santa Catarina na resolução do problema.
Gabriel Ribeiro e a presidente da Fundação de Turismo de Porto Belo, Zene Drodowski, tiveram uma conversa reservada com o diretor da Receita, Ronaldo Medina, e conseguiram dele o compromisso de que o órgão irá estudar com celeridade o alfandegamento. O argumento principal é que há outras cidades brasileiras na mesma situação de Porto Belo, mas conseguiram o direito de fazer o processo, mesmo sem toda a estrutura exigida.
O deputado Estadual destaca a importância de se rever a situação dos navios de Cruzeiros no Estado, valorizando a participação deles na geração de renda. Gabriel Ribeiro ainda destaca que o mercado deve ser visto com prioridade pelo Governo, reforçando a necessidade do alfandegamento para o Município de Porto Belo.
O prefeito Emerson Stein reforçou que estando à frente do Município de Porto Belo, seguirá na luta para conquistar o alfandegamento, que tem como consequência o crescimento econômico não apenas de Porto Belo mas das cidades vizinhas, que recebem centenas de Turistas durante a chegada dos navios.
O Município de Porto Belo já se prepara para a próxima temporada de navios. O Município também tem se organizado para cumprir as exigências da Receita Federal de Itajaí, buscando se aproximar ainda mais da conquista alfandegamento.
Fonte: Ana Maria Cordeiro – Assessora de Imprensa – Prefeitura Municipal de Porto Belo