A manhã desta quinta-feira (21), Dia da Árvore, foi marcante na história de Porto Belo. A centenária Figueira da espécie Ficus Organensis, plantada bem ao centro da Praça da Bandeira, no Centro da Cidade, precisou ser substituída por uma nova árvore. Ela teve a sua raiz enterrada há pelo menos um ano, e assim, sufocada, o que ocasionou o apodrecimento dos galhos.
A ação teve participação de alunos do Núcleo de Desenvolvimento Infantil Clube do Cebolinha, autoridades locais e comunidade, que acompanhou o processo de retirada e o plantio da nova árvore. O ex prefeito da cidade Maurino Serpa, morador do Centro de Porto Belo, também participou do momento.
O prefeito do Município Emerson Stein diz que a decisão de substituição da figueira não foi fácil, mas que a ação se fazia necessária já que a árvore estava apodrecendo. O prefeito destaca que este foi o fim de um ciclo, mas que a nova árvore cumprirá o seu papel. “A antiga figueira fez parte da história da maioria das pessoas de Porto Belo, inclusive da minha. Não temos como deixar de lembrar dos tantos eventos realizados ali e das tardes que passávamos confraternizando com amigos. A figueira era o coração da Praça e isso tornou a decisão mais difícil. A antiga árvore teve sua raiz enterrada a mais de um metro e infelizmente acabou sufocando, o que ocasionou o apodrecimento dos galhos superiores. A Administração tentou reverter a situação mas não obteve sucesso” – diz Emerson.
A nova figueira, que tem 18 anos, foi plantada no local da antiga, bem ao centro da Praça que está em obras. Outras árvores, de diferentes espécies, também serão plantadas na Praça da Bandeira até o final da obra.
Fonte: Ana Maria Cordeiro – Assessora de Imprensa – Prefeitura Municipal de Porto Belo