No dia 2 de fevereiro, sexta-feira, a comunidade bombinense celebra a Padroeira Nossa Senhora dos Navegantes, e para tanto prepara um grandioso festejo a partir do dia 28 de janeiro, com a 2 Campanha das Talhas de Caná, que segue até o dia 1 de fevereiro, com Missas às 20h00 na Capela de Nossa Senhora dos Navegantes, no bairro Centro. E em 2 de fevereiro, dia da Padroeira, o festejo inicia às 10h30 com celebração em honra e glória a Nossa Senhora dos Navegantes, e tem o ponto máximo de toda a comemoração a procissão por terra e mar, às 16h00, que desde 2016 retomou o tradicional costume de retornar pela praia.
O pároco responsável pela Paróquia de Nossa Senhora da Imaculada Conceição explica que a Campanha das Talhas de Caná consiste num clamor para intercessão de Jesus na vida dos fiéis. Serão seis dias, com Missas em honra a Nossa Senhora, em que pediremos a Sua intercessão. Teremos seis talhas perto do altar, a cada dia você trará um pedido, colocará numa das talhas e depois será feita uma oração para que a transformação aconteça, destaca padre Silvano Oliveira, ainda lembra, que cada Missa tem um tema diferenciado.
A programação de sexta-feira começa com a celebração às 10h30, seguido de almoço no salão paroquial, oração do Santo Terço às 15 horas e procissão por terra e mar às 16 horas.
O festejo e devoção da Padroeira de Bombinhas é arraigado nas famílias, acontece desde 1929, e é repassado de geração à geração. A realização é de responsabilidade da comunidade homônima no bairro Centro, que estende o convite a população em geral e visitantes, para celebrar a Rainha do mar, dos pescadores e de Bombinhas.
O quê: Festa de Nossa Senhora dos Navegantes, Padroeira de Bombinhas, e 2 Campanha das Talhas de Caná
Quando: de 28 de janeiro a 2 de fevereiro
dias 28, 29, 30 e 31 de janeiro e 1 de fevereiro: 20 horas Santa Missa
dia 2: 10h30 Santa Missa
12h00 almoço
15h00 Oração do Santo Terço
16h00 Procissão por terra e março
Onde: Igreja de Nossa Senhora dos Navegantes, Av. Vereador Manoel José dos Santos, esquina com a rua Pescada Branca, Centro.
Realização: Comunidade de Nossa Senhora dos Navegantes
Fotos: Márcia Cristina Ferreira – Tábata Torres
Fonte: Prefeitura Municipal de Bombinhas