Buscando combater os esgotos clandestinos que deságuam na Lagoa do Perequê, em Porto Belo, a Administração Municipal através da Famap realizou nesta segunda-feira (29) um levantamento dos pontos visíveis de despejo de esgoto e outros materiais contaminados. Uma ação já vem sendo realizada nos últimos meses nas ruas que cercam o considerado Parque Natural Municipal da Lagoa do Perequê, a equipe vistoria e lacra os encanamentos que jogam esgoto na rede pluvial.
De acordo com a presidente da Famap Ana Paula Bunn, a equipe entrou na lagoa e percorreu toda a sua margem para ter real conhecimento da situação. “Temos sérios problemas na Lagoa do Perequê e estamos encontrando caminhos para amenizar a contaminação do ambiente. A Administração já luta desde o ano passado para dar continuidade ao Saneamento Básico, a principal alternativa para a resolução dos problemas. Sem o tratamento de esgoto, a Famap age para coibir a população que despeja esgoto de forma irregular, principalmente na rede pluvial, lacrando os encanamentos clandestinos” – explica.
De acordo com a Famap, os trabalhos continuarão, principalmente na fiscalização de fossas de novas construções e adequações das irregulares. Além das denúncias, que são realizadas na própria Famap, o órgão também age imediatamente quando encanamentos clandestinos são encontrados durante manutenção de ruas pela Secretaria de Obras. O trabalho é em conjunto e busca diminuir consideravelmente o esgoto sem o devido tratamento na rede pluvial. A Famap já se organiza para iniciar este ano o estudo periódico da água da Lagoa do Perequê, bem como dos rios que banham a cidade.
Fonte: Ana Maria Cordeiro – Assessora de Imprensa – Prefeitura Municipal de Porto Belo