Na Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, alunos da Rede Municipal de Ensino do Município de Porto Belo tem trabalhado de diferentes maneiras as diferenças de cada colega e a importância da inclusão. A semana é organizada pela Secretaria de Educação através da diretoria de programas de inclusão.
Todas as escolas e creches da Rede de Ensino tem realizado desde o dia 21 de agosto diferentes atividades, organizadas de acordo com a faixa etária da turma. Ente os trabalhos estão filmes que abordam o tema, jogos sensoriais, confecção de painéis e cartazes de conscientização, atividades ligadas à experiências, onde os alunos devem realizar ações com limitações, se colocando no lugar de colegas com diferentes deficiências, além de contações de histórias, palestras e esportes adaptados.
A diretora dos programas de inclusão Daniela da Silva destaca que propor às escolas a elaboração de atividades relacionadas a inclusão ajudam a conscientizar as crianças da importância de respeitar as diferenças e evitar que colegas de turmas acabem sendo excluídos de determinadas atividades por conta de suas limitações. “É importante que desde pequenos as crianças possam aprender a se colocar no lugar do outro, diminuindo assim o preconceito e unindo-os para que lutem cada vez mais pela inclusão das pessoas com deficiência física e intelectual” – explica.
Nas creches, onde as crianças tem em média de quatro meses a cinco anos, o tema é trabalhado através de músicas e teatros. No Núcleo de Desenvolvimento Infantil Estela Machado, no bairro Perequê, os alunos do maternal II das professoras Isabela Silva e Jaqueline de Abreu com a monitora Bruna Aparecida, que conta com um aluno de inclusão, dançaram a música “Você vai gostar de mim”, da cantora Xuxa, que fala como cada colega é diferente do outro.
Fonte: Ana Maria Cordeiro – Assessora de Imprensa – Prefeitura Municipal de Porto Belo