Na tarde do último dia 09, os alunos participantes do Programa Escola do Mar de Bombinhas visitaram os laboratórios onde são produzidos os alevinos e as sementes de ostras, mariscos e vieiras da Universidade Federal de Santa Catarina UFSC. Os estudantes conheceram toda a estrutura do laboratório, aprenderam como ocorre a desova das ostras, como são feitas a larvicultura e as sementes de mariscos e vieiras. Ouviram as explicações sobre o caminho que a produção faz até a chegada ao nosso produtor artesanal. O laboratório de moluscos da UFSC é responsável por todas as sementes que são produzidas em Santa Catarina.
Os alunos também puderam conhecer o Laboratório de Piscicultura Marinha LAPMAR que tem contribuído para gerar conhecimentos sobre as técnicas de reprodução e engorda de espécies nativas em nosso litoral. É o mais antigo laboratório desse gênero no país, dedicando-se à pesquisa, ao ensino e à extensão de alevinos marinhos. Hoje o maior foco são os robalos, de lá vieram os que se encontram no tanque na área de Canto Grande, que foram visitados pelos alunos na aula inaugural do Programa, e também tainhas e sardinhas.
O objetivo da visita aos laboratórios foi proporcionar aprendizagem significativa sobre a produção de alevinos e as sementes que dão fomento a produção de maricultura de Bombinhas e ver de perto toda a estrutura dos laboratórios além do contato com os acadêmicos.
Fonte: Prefeitura Municipal de Bombinhas