A Associação das Construtoras e Incorporadoras de Porto Belo (ACIP) realizou nesta terça-feira, 1º de outubro, encontro com os candidatos a prefeito, visando conhecer as propostas para o futuro do município. Em um primeiro momento, a Dr. Rosana (PSB) e, na sequência, o atual prefeito que busca a reeleição, Joel Lucinda (MDB), apresentaram algumas propostas do Plano de Governo e responderam a questionamentos dos associados.
Entre as questões abordadas destacam-se as soluções propostas para desafios atuais da cidade como as estratégias para resolver a falta de moradia popular, a implementação de saneamento, a melhoria da mobilidade urbana, o aprimoramento dos serviços essenciais como educação e saúde, a redução da burocracia, entre outros.
Os associados também indagaram os candidatos com relação ao Plano Diretor, ao engordamento da faixa de areia da praia de Balneário Perequê, e à parceria entre ACIP e Prefeitura que, por meio da Lei das Outorgas Onerosas do direito de construir, modelo inédito no Brasil, já trouxe resultados e obras efetivas para o município como, por exemplo, os Molhes do Rio Perequê e a pavimentação e drenagem de ruas.
Além disso, os candidatos se comprometeram a não suspender, nem revogar a Lei de Outorgas Onerosas, a respeitar a lei da liberdade econômica, a dedicar todos os esforços necessários à questão da falta de moradia social em Porto Belo, manter diálogo permanente com a ACIP e demais representantes do setor privado, ouvindo as demandas e sugestões.
Também assumiram o compromisso de lutar para viabilizar junto ao Estado uma melhor estrutura para os Bombeiros Militares em Porto Belo, concluir o alfandegamento do terminal marítimo e aumentar o número de cruzeiros, especialmente os internacionais, e atuar para a execução do engordamento da praia do Balneário Perequê e a urbanização dos molhes e da orla, assim que autorizados pelos órgãos competentes.
Na reunião, considerada pelos associados com muito produtiva, os candidatos Dr. Rosana e Joel Lucinda mostraram estar preparados para assumir a gestão do município, além de ter propósitos semelhantes aos da ACIP, o que deve resultar em novidades e obras extraordinárias que irão surpreender o mercado do litoral norte catarinense.
“Essa conexão entre o futuro prefeito e a ACIP é fundamental, principalmente, para que o planejamento da Associação para os próximos anos esteja alinhado e dentro da realidade daquilo que o candidato também planeja para a cidade. Considerando que, hoje, a ACIP é a maior geradora de outorgas pagas e que este recurso é essencial para o desenvolvimento de Porto Belo, esta proximidade, este diálogo e esta parceria entre ACIP e Prefeitura são imprescindíveis para o sucesso do município”, ressalta o presidente da ACIP, Maycol Marini.
Claudia Xavier