Com o forte calor do verão, as pancadas de chuva no final do dia são mais constantes e assim o cuidado com o mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue deve ser redobrado. Agentes de Combate às Endemias (ACE) da Secretaria de Saúde de Itapema já estão na rua vistoriando as casas e orientando a população.
Segundo a Diretora da Vigilância Epidemiológica, Daniele Melo, o trabalho começou no bairro Meia Praia e Centro. Estes dois bairros já tem histórico de infestação do mosquito, por isso iniciamos os ciclos por estas localidades, explicou Daniele Melo.
O trabalho dos Agentes de Combate às Endemias (ACE) consiste em verificar as armadilhas, vistoriar as casas e conversar com a comunidade sobre ações do cotidiano que contribuem para a eliminação dos criadouros.
O Secretário de Saúde, Dr. Guilherme Veronese, destaca que a população deve contribuir com o trabalho. Pedimos a população que abram suas casas para a visita dos Agentes de Combate às Endemias e que também colaborem mantendo os espaços limpos e sem objetos que possam vir a ser criadouros para o mosquito Aedes aegypti. Se todos fizerem a sua parte, teremos uma Itapema livre de Dengue, afirmou Guilherme Veronese.
Confira algumas dicas:
Manter a caixa dágua sempre fechada, remover tudo o que possa impedir a água de correr pelas calhas, manter bem tampados os tonéis e barris de água, eliminar os pratinhos de plantas, guardar as garrafas sempre de cabeça para baixo, colocar lixo em sacos plásticos e sempre manter a lixeira bem fechada, as piscina deve receber tratamento e manter os potes de animais de estimação bem escovados, além de eliminar bromélias. Vale lembrar que o mosquito da dengue gosta de água limpa e parada.
Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema