A Prefeitura de Itapema, por meio da Secretaria de Saúde, realizou nesta quarta-feira (01/10), um momento especial para comemorar o Dia do Agente Comunitário de Saúde (ACS), celebrado em 04 de Outubro. A atividade, desenvolvida pelo Departamento de Atenção Básica, contou com a participação da Equipe de Estratégia da Saúde da Família (ESF) de Itajaí, da Prof. Dra. Enf. Gladys Brodersen, e também de professores e acadêmicos de Enfermagem da Universidade do Vale do Itajaí.
Na parte da manhã, uma palestra foi coordenada pelo Dr. Marco Aurélio Da Ros e também pelo Dr. Luiz Roberto Agea Cutulo. Eles apresentaram uma retrospectiva histórica do atendimento em saúde no Brasil e mostraram que o próprio ACS tem competência para contribuir no trabalho da equipe. Já no período da tarde, os depoimentos e relatos de experiências e trabalhos desenvolvidos pelos ACS de Itajaí, tornaram o encontro mais dinâmico, realizando teatros que eram desenvolvidos para orientar crianças sobre temas importantes, como saúde bucal e controle do mosquito da Dengue.
Segundo Íris Pereira da Silva, acadêmica do 10 Período de Enfermagem e também organizadora do Encontro, o evento o evento buscou novas práticas aos ACS. “Queremos mostrar como é fácil realizar a promoção da saúde nos bairros, e como eles podem sim fazer isso caso se comprometam e tomem a iniciativa de um trabalho como os que foram apresentados”, afirmou Íris.
Para a Diretora da Atenção Básica, Elaine Cristina Pessoa de Jesus, o encontro foi muito produtivo para ambas as partes. “Esperamos que todos os ACS levem essas experiências e tentem aplicar de uma forma apropriada em nosso município. Existem muitos profissionais com grande potencial aqui, e pra sermos valorizados naquilo que fazemos, temos que nos valorizar e realizar nosso trabalho com o máximo de esforço e vontade, para garantir um resultado acima do esperado”, destacou a Diretora da Atenção Básica, Elaine Cristina Pessoa de Jesus.
Para o Secretário de Saúde, Everton Ricardo da Silva, os ACS são uma peça fundamental na busca dos resultados positivos na saúde. “A importância do contato que eles têm com toda a comunidade é indescritível. Por meio dos ACS é que sabemos as condições de saúde e de moradia de cada pessoa da comunidade, é por eles que acabamos identificando os demais problemas e buscamos soluções para resolvê-los, além de atuarem também em situações humanitárias, então, todo o mérito que eles recebem, é merecido”, declarou o Secretário de Saúde, Everton Ricardo da Silva.
Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema