Alunos com restrição alimentar têm merenda especial na Rede Municipal de Ensino

Alunos com restrição alimentar têm merenda especial na Rede Municipal de Ensino

A merenda escolar da Rede Municipal de Ensino de Itapema conta com novos itens. Os alimentos diferenciados para alunos que precisam de dietas especiais já estão sendo entregues nas unidades escolares. O objetivo é garantir a alimentação dos estudantes levando em conta as características especiais.

Entre os produtos entregues estão o macarrão de arroz, que não possuí glúten, o suco de soja, o leite de soja em pó, arroz integral e o achocolatado diet. Eles serão servidos apenas as crianças que possuem restrições alimentares, como a Intolerância a Lactose, alergia ao leite de vaca, Diabetes Mellitus, Doença Celíaca (intolerância ao glúten) e alergias a corantes.

“Esta ação tem o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos alunos dentro e fora da escola e auxiliar no quadro de saúde dos alunos com necessidades nutricionais específicas” explica a Coordenadora de Alimentação Escolar, Ana Carolina Galvan.
A alimentação das crianças com dietas especiais é adequada conforme o cardápio das demais. “Essa é um medida tomada para que não haja nenhum constrangimento ou diferença no tratamento. Por exemplo, quando cardápio dos alunos for macarrão, a criança celíaca também irá comer, no entanto o dela é feito de arroz, não tem glúten”, explica a nutricionista Itamara Kureck.

Já no caso de alergias, o produto que provoca a reação é retirado do preparo dos alimentos. Há também alunos que precisam de dietas que alteram a textura do alimento, como por exemplo, a dieta pastosa, a comida é adequada às necessidades da criança.

Vistoria e acompanhamento da produção

Toda semana a nutricionista da Secretaria de Educação visita as escolas e supervisiona a produção dos alimentos. As auxiliares de apoio também recebem dicas e orientações sobre o preparo, a leitura dos rótulos e o reconhecimento dos alunos que precisam de alimentação especial.

Como receber alimentação diferenciada

Para receber a alimentação especial, o responsável do estudante deve entregar na escola um laudo medico comprovando a necessidade. Este laudo é encaminhado para a Secretaria e as nutricionistas irão providenciar uma dieta específica para o aluno.

Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema