Alunos da Rede Municipal participam de ação do Projeto Minha Escola Mais Verde

Alunos da Rede Municipal participam de ação do Projeto Minha Escola Mais Verde

Alunos da Rede Municipal participam de ação do Projeto Minha Escola Mais Verde

No Dia Mundial do Meio Ambiente o Projeto Minha Escola Mais Verde preparou mais uma ação de conscientização e respeito à preservação. Nesta quarta-feira (05/06), os alunos da Escola Municipal Bento Elói Garcia, no Bairro Morretes, realizaram na própria unidade escolar o plantio de mudas de árvores frutíferas. O projeto que já passou por outras escolas é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação como apoio do Departamento de Agricultura e Pesca e da Fundação Ambiental Área Costeira de Itapema (FAACI).

O plantio de mudas frutíferas no interior da Unidade Escolar aconteceu no período da manhã, com os alunos do quinto ano, juntamente com o técnico do Departamento de Agricultura e Pesca, Giovane da Silva, a Chefe dos Anos Iniciais, Rosimeri H. Santos, a Chefe dos Anos Finais, Claudia R. dos Anjos e da Nutricionista da Secretaria de Educação, Michele Casagrande.

O técnico mostrou na prática como fazer o plantio correto e quais os cuidados necessários para a adaptação da árvore no local. A intenção é que a turma adote essas árvores e cuide delas até o término dos seus estudos na Unidade. Os alunos mostraram bastante conhecimento com a preservação e os cuidados que devemos ter com o meio ambiente. A nutricionista da Secretaria de Educação, Michele Casagrandre, também falou sobre o consumo de produtos naturais e industrializados e qual impacto no meio ambiente que os dejetos desses alimentos causam, como por exemplo, a utilização dos plásticos nas embalagens e sacolas para transporte.

Durante o plantio foi utilizado também as raspas dos lápis de cor utilizados por esses alunos em sala de aula como cobertura morta. A professora da turma, Raquel P. Borges contou que está trabalhando em sala este tema e que entrou em contato com o fabricante dos lápis para saber se a tinta usada era tóxica. “Descobri que os lápis são cem por cento feitos de madeiras e os pigmentos atóxicos, então resolvemos guardá-los. A princípio utilizaríamos as raspas para serem transformados em adubos, mas aproveitamos a ação para utilizar junto com o plantio”, conta.

O técnico do Departamento de Agricultura e Pesca, Giovane da Silva Giovani, explica qual a finalidade de usar as raspas como cobertura morta. “Utilizaremos as raspas para cobertura morta, pois servirão para manter a umidade e garantir assim uma melhor condição de crescimento das árvores, além de manter também os nutrientes e dificultar o ataque de pragas”, explica Geovane.

De acordo com a Chefe dos Anos Finais, Claudia Regina dos anjos, a intenção do projeto é trazer um pouco mais de verde para as unidades escolares. “O Projeto Minha Escola Mais Verde tem como objetivo principal revitalizar o ambiente natural das escolas, levando os alunos a pensarem e participarem da melhoria de qualidade dos espaços escolares, mantendo os ambientes mais sustentáveis e ecologicamente favoráveis ao bem-estar escolar. Atitudes conscientes locais contribuem favoravelmente as ações de âmbito global”, explica.
Para a Secretária de Educação, Alessandra Simas Ghiotto, é uma satisfação ter um projeto como esse. “O Minha Escola Mais Verde, desperta nas crianças o interesse do cuidado com o meio ambiente. Nos como educadores devemos contribuir com a formação cidadã de nossas crianças. Devemos pensar em ações relacionadas com a atual situação ambiental não só da cidade, mas o planeta como um todo. Auxiliando nossos alunos afim que sejam capazes de pensar globalmente através de atitudes e ideias voltadas para a sustentabilidade”, frisa.

Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema