Ação aconteceu na Escola Francisco Victor Alves.
A caxumba e a catapora são doenças transmitidas por vírus, muito comuns nos meses de inverno e no início da primavera. A maioria dos infectados são crianças e adolescentes, devido a baixa imunidade do organismo e o contato com outras crianças, pois estão em plena atividade no período escolar. Pensando nisso a Secretaria de Saúde realizou na Escola Francisco Victor Alves, no bairro Morretes, uma ação de informação sobre os sintomas, transmissão e prevenção dessas doenças.
Participaram da atividade alunos do 6 ao 9 ano do ensino fundamental, os quais tiveram as carteirinhas de saúde examinadas pelas profissionais, que verificaram se os esquemas vacinais estavam em dia. A intervenção contou com o apoio da Vigilância Epidemiológica e de Residentes Multiprofissionais em Saúde da Família, que salientaram a importância de manter a carteira de vacinação em dia.
Na escola, foi diagnosticado alguns casos das doenças, o que motivou esse trabalho da Secretaria de Saúde. As profissionais Ana Luiza Marchi (Enfermeira), e Jéssica Vargas do Prado (Nutricionista) explicaram o que são as duas doenças, quais os principais sintomas, como é feita a transmissão e como prevenir a contaminação.
Além dos profissionais de saúde, os orientadores e professores também participaram da ação “Essa proposta é de grande relevância para a conscientização dos alunos sobre a importância de manter a carteira de vacinação em dia e para evitar a contaminação de doenças como a caxumba e a catapora. Então tivemos ideia de chamar a equipe de Saúde para passar essas informações para eles” afirmou a orientadora Ecléia de Oliveira.
“A pedido da escola, realizamos essa ação devido ao fato da detecção de incidências das doenças na escola, então resolvemos trabalhar nessa questão, além de ver como está a vacinação dos alunos”, contou enfermeira residente, Ana Luiza Marchi.
As orientações feitas na Escola Francisco Victor Alves, no bairro Morretes, também podem ser estendidas em outras unidades de ensino. Basta entrar em contato com a Vigilância Epidemiológica, pelo telefone (47) 3267-1530. Já as pessoas que tiverem algum sintoma devem procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBS) para avaliação médica.
Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema