O Departamento de Vigilância Sanitária segue com o trabalho intenso de cuidado aos animais. Atualmente, o local realiza a castração de todos os cachorros recolhidos, organiza feira de animais para doação e ainda prevê a construção de um gatil e ampliação do próprio canil.
A equipe responsável recolhe cerca de sete cachorros todos os dias através de ligações da população, castra, vacina e os mantém no canil, o que explica o grande número de animais. “Esperamos iniciarmos logo a ampliação do canil e a construção do Gatil para que os animais tenham um melhor espaço devido a grande demanda que temos hoje em dia. De acordo com a legislação, todos os animais após receberem os cuidados necessários deveriam ser devolvidos as ruas, mas por questões de conscientização, mantemos eles no canil, pois sabemos que ali todos são bem tratados”, afirmou o Secretário de Saúde, Everton Ricardo da Silva.
Segundo o Diretor de Vigilância em Saúde, Celso Luiz Sens, o trabalho de castração é o principal e mais importante realizado no canil. “Entre os meses de Setembro e Dezembro, foram feitas em torno de 250 castrações. Possuímos um veterinário apenas para fazer este procedimento nos animais, todos os que são recolhidos da rua passam pela castração”, explicou Celso.
Para manter os animais são gastos cerca de 38kg de ração para cachorro diariamente. “O canil possui muitos gastos, além da ração, utilizamos muitos materiais de limpeza, medicamentos, vacinas, material cirúrgico. As pessoas precisam se conscientizar de que o canil não é um local de abandono de animais para serem descartados, eles possuem sentimentos como nós e merecem ser muito bem tratados”, complementou.
Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema