Cães estão isolados e recebem atenção especial dos veterinários
Os cães e gatos recolhidos de uma residência particular no início desta semana estão sendo acompanhados pela equipe do Canil Municipal de Itapema. Os animais receberam todos os cuidados necessários e agora seguem o tratamento veterinário, garantindo assim a recuperação completa.
Segundo o Diretor da Vigilância em Saúde, Celso Luiz Senz, a maioria dos animais estava doente. Nossa equipe está monitorando todos eles, que agora ficarão isolados, recebendo tratamento e vacinas. Assim que estiverem totalmente recuperados, os animais serão castrados e encaminhados para doação, explicou Celso Luiz Senz. O Diretor ressaltou ainda que os cães estão no Canil Municipal. Já os gatos, foram encaminhados para uma ONG e também recebem todo o acompanhamento seguido dos cuidados necessários.
O recolhimento dos animais teve como base o cumprimento da ordem judicial assinado pela Juíza Marivone Koncikoski Abreu. O documento previa também multa diária no valor de R$ 1.000,00 por dia, caso o município descumprisse a liminar. Os animais foram recolhidos em uma residência na Rua 246, no Bairro Meia Praia. A decisão judicial ainda determina que a proprietária da residência se abstenha de recolher animais e que tenha no máximo cinco deles em casa.
Durante a ação, foi identificada a falta de higiene, bem como o acúmulo de medicamentos, armazenados de maneira inadequada. Os ficais da Vigilância Sanitária também se depararam com a presença de morcegos e ratos no local.
A ação, realizada pela Vigilância Sanitária, contou com apoio da Fundação Ambiental Área Costeira de Itapema (FAACI) e da Policia Militar. Ao todo, foram recolhidos quatro cães, trinta gatos e dois periquitos silvestres.
Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema