Assistência Social de Itapema realiza cadastro inédito

A Secretaria de Assistência Social, Cidadania e Direitos Humanos de Itapema através do Setor de Migração realizou uma ação inédita. Mauro Sérgio Ferraz da Silva Santos, que era morador de rua havia 12 anos, foi incluído no cadastro único (CadÚnico). Agora ele será acompanhado pelo sistema para receber os benefícios disponíveis pelo Governo Federal junto ao Ministério de Desenvolvimento Social.

Segundo a Gestora do Programa Bolsa Família de Itapema, Diana Henschel, esta é primeira vez que Itapema realiza um cadastro único para um morador de rua seguida de encaminhamento para um centro terapêutico. Nossa proposta agora é cadastrar, encaminhar ao tratamento e acompanhar a reabilitação do paciente na sociedade. Diferente do que era realizado em anos anteriores, quando apenas se encaminhava o dependente químico para o tratamento sem realizar o cadastro, explicou a Gestora.

Diana ressaltou ainda que a inclusão das pessoas em situação de Rua no Cadastro Único é muito importante, pois com esse cadastramento poderão ser formalizadas políticas públicas específicas para essa população e assim promover o acesso aos programas sociais.

O CadÚnico é um cadastro para os programas sociais do governo federal sendo um requisito para o Bolsa Família, Tarifa Social Elétrica, BPC, INSS para dona de Casa.

Podem ser incluídas no Cadastro Único as famílias com renda mensal per capita de até meio salário mínimo ou renda familiar total de até três salários mínimos.

Em Itapema, o Cadúnico pode ser feito de segunda a quinta-feira, da 13h às 17h, na Secretaria de Assistência Social, Cidadania e Direitos Humanos, localizada na Marginal Oeste, n 100, no Bairro Morretes.

Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema