As famílias com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa ou renda mensal total de até três salários mínimos podem fazer o Cadastro Único. Em Itapema este trabalho é realizado pela Secretaria de Assistência Social, Cidadania e Habitação.
Os dados coletados vão para a base do Governo Federal e assim são identificadas as famílias que podem participar de Programas Sociais. “Com o cadastro, é possível conhecer a realidade socioeconômica das famílias com informações de todos os componentes, formas de acesso a serviços públicos e características do domicílio”, explicou a Secretária de Assistência Social, Cidadania e Habitação, Daniela de Bastos da Silva.
As famílias cadastradas passam a ter acesso a benefícios como o Programa Bolsa Família, Pronatec, Carteira do Idoso, Isenção de Taxas para Concurso Público, Benefícios Eventuais, além de servir de base para programas do Governo Estadual e Municipal, como os projetos habitacionais.
Para fazer o Cadastro a responsável familiar deve se dirigir a Secretaria de Assistência Social, Cidadania e Habitação com os documentos necessários de todos os moradores da casa. A Secretaria de Assistência Social, Cidadania e Habitação fica localizada na Av. Marginal Oeste, n 100, bairro Morretes.
Documentos Necessários:
Carteira de Trabalho
CPF
Carteira de Identidade
Título de Eleitor
Certidão de Nascimento das Crianças
Certidão de Casamento
Comprovante de Renda
Comprovante de residência
Atestado de frequência escolar recente
Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema