Na tarde desta sexta-feira (24/10), uma atividade movimentou os moradores do Bairro Várzea. O encontro de Puericultura reuniu mais uma vez várias mães que levaram seus filhos para receber um acompanhamento especial. A ação, voltada para as crianças da comunidade, abrangeu as famílias de duas microáreas de atendimento da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Várzea.
Segundo a Enfermeira da UBS do Várzea, Elayne Schuch, a ação buscou principalmente avaliar a saúde em geral das crianças. “Reunimos vários profissionais que fizeram orientações direcionadas para cada mãe ou criança. Foi avaliado o crescimento e o desenvolvimento de cada uma, o Dentista Mateus avaliou a saúde bucal de cada criança de acordo com a faixa etária e repassou instruções para a mamãe. Já a Psicóloga e Fisioterapeuta do NASF, Cláudia Maria Petri e Ayla M. Rodrigues, realizaram um acompanhamento com cada mãe e conversaram para saber como estava a situação de cada criança, além também da avaliação antropométrica e verificação do peso e altura”, comentou a Enfermeira.
Para a mãe da Pequena Júlia de apenas seis meses, Tânia Schmitt, o encontro ajuda ainda mais no acompanhamento da criança. “Procuro sempre estar junto da minha filha e acompanhar exames, vacinas, afinal, é para a saúde dela. Sempre que há algum tipo de atividade voltada para crianças eu compareço”, disse a mãe.
Ainda neste ano, serão feitos mais encontros para alcançar as três microáreas que ainda faltam e assim contemplar todo o bairro. “Buscamos sempre realizar esses encontros em algum local dentro da microárea abordada, para que quem comparecer, não precise se deslocar muito de sua residência e se sinta mais confortável. Deste modo, também conseguimos pegar ainda mais crianças que não costumam ir as Unidades de Saúde”, acrescentou a Enfermeira Elayne Schuch.
Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema